Como anunciei neste artigo, a partir de janeiro de 2010 eu vou começar a postar os resumos de alguns romances que compõe a base dos eventos que chacoalharam os Reinos Esquecidos, os grandes eventos de transição e no momento já estou lendo e relendo, capítulo a capítulo o primeiro volume da série The Lady Penitent Trilogy, o livro Sacrifice of the Widow e confesso estar gostando muito da trama, embora só tenha lido os três primeiros capítulos.

E daí?

Todos já ouviram falar a expressão “quem lê viaja” e para quem narra ou mestra se preferirem, num cenário de campanha qualquer elemento que ajude aos jogadores interagirem melhor com o mundo ao seu redor é sempre bem-vindo.

Tio Nitro escreveu no artigo “Literatura de fantasia como fonte de jogos de RPG” o que se pode tirar dos livros de fantasia para garantir uma maior imersão, exatamente o que muitos jogadores desejam.

Conversando com alguns jogadores de minha mesa, principalmente a cerca do jejum que estamos fazendo em virtude do nascimento de meu filho, eles disseram que uma das coisas que eles mais gostam nas minhas aventuras são as referências históricas que eu procuro inserir, principalmente derivados de suplementos e sempre quando posso de romances, embora tenha lido poucos romances de Forgotten Realms.

Lendo o Sacrifice of the Widow eu consigo visualizar nas ações dos personagens, tudo aquilo que leio nos suplementos sobre os drow e que tento transmitir sobre sua sociedade aos meus jogadores quando estes elfos estão no foco da história. Uma sociedade matriarcal onde os machos são pouco mais que escravos e onde as fêmeas tem direitos e comportamentos impensados para a nossa sociedade machista.

Além do já exposto no artigo do Tio Nitro, outra coisa que me chama atenção nesses romances é a sensação de que o mundo gira: são inúmeras tramas se desenrolando ao mesmo tempo e os personagens interagem com elas dando sempre um sentido maior as suas aventuras.

Conseguir inserir muitos aspectos dos romances na mesa de jogo pode tornar as partidas muito mais interessantes, principalmente quando os jogadores sentem que estão participando de algo maior, aumentando assim a imersão na narração.

Uma das cenas mais interessantes que eu li em um romance de Forgotten Realms foi a criação do martelo de Wulfgar por Bruenor. Uma descrição fantástica do processo que me fez querer aquele nível de descrição em minha mesa.

Leiam romances do seu cenário favorito e tentem incorporar alguns elementos na sua mesa e compartilhe conosco os resultados.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.