Texto original: Addressing Your Weaknesses [Part 2]
Postado em: 05 de janeiro de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master

Como você explica os baixos atributos mentais (Inteligência, Sabedoria e Carisma)? Como os baixos valores de atributos afetam a forma como você interpreta o seu personagem? Nós vamos continuar vendo quais as conseqüências no jogo de um valor 8 e vamos sugerir algumas explicações para os seus baixos valores de atributo.

É improvável que qualquer personagem comece com um valor de atributo menor do que 8, mas mesmo 8 é abaixo da média. Se você for um grande jogador você provavelmente irá maximizar alguns atributos e sacrificarão outros.

Alguém percebeu o dragão? Ele nos percebeu.

Lembre-se que suas escolhas em ter baixos valores de atributos mentais deve ter implicações na interpretação dentro do jogo. Em Jogando com personagens com baixos valores de atributos nós vimos como superar problemas que se originam de jogadores que se recusam a interpretar os seus baixos valores de atributos.

As sugestões que nós apresentamos abaixo não são as únicas explicações, mas estão provavelmente entre as mais comuns. Como você escolhe jogar com seu personagem com um atributo igual a 8 cabe a você, mas deve haver uma diferença notável entre os personagens com um 8 e com 18 no mesmo atributo. Em alguns casos, baixos valores podem ser superados com os equipamentos certos, seleção de talentos ou senso comum.

Consulte Lidando com suas fraquezas [Parte 1] para explicar seus baixos valores nos atributos físicos (Força, Constituição e Destreza).

Inteligência

  • Um baixo valor de Inteligência significa que seu personagem é estúpido. Você aprende com mais lentidão e você tem perícias de raciocínio baixo. Você ainda é capaz de fazer as coisas, mas você precisa de mais tempo para completar as tarefas e requer mais direcionamentos.
  • Uma explicação possível para seu baixo valor de Inteligência pode ser a falta de um treino formal ou educação durante o seu crescimento. Você pode ter sido um escravo, um refugiado de guerra ou um morador das ruas, ou talvez você cresceu em isolamento sem ter alguém para ensiná-lo.
  • Provavelmente você aprendeu a se confiar mais nos seus instintos (Sabedoria) do que no conhecimento dos livros.
  • Você pode ter sido inteligente uma vez, mas um trauma severo na cabeça resultou numa perda de memória ou apenas dificuldade de aprendizado e processamento de novas informações.
  • Como você compensa seu baixo valor em Inteligência? Você tenta rir de seus erros e interpreta o bobo? Talvez você tente esconder sua ignorância mantendo-se quieto e não falando muito. As pessoas pensam que você é indeciso uma vez que você dá de ombros sempre que lhe fazem uma pergunta direta?
  • Você pode cair no extremo oposto e não perceber sua própria inépcia. Você tenta constantemente contribuir, mesmo quando suas idéias sejam ultrajantes e claramente inapropriadas. Talvez você tenha aprendido simplesmente a repetir o que os outros falam a fim de parecer inteligente e seus companheiros apenas pensam que você é subserviente.
  • Pouco conhecimento pode ser muito perigoso. Você normalmente não será bem sucedido nas jogadas de conhecimento de monstros, mas isso não significa que você não possa opinar. Você pode ter uma tendência de compartilhar o que você acha que é verdade (mesmo quando a informação for completamente imprecisa). Talentos de Treino em Perícia em uma das perícias de conhecimento é uma boa forma de tratar essa falha.
  • Se você tiver um baixo valor de Inteligência você deve considerar fortemente um bom valor de Destreza, de outra forma as suas defesas CA e Reflexos irão sofrer enormemente. Se nenhum desses dois atributos for o seu melhor atributo, você pode querer considerar usar uma armadura pesada ou usar um escudo.

Sabedoria

  • Um baixo valor em Sabedoria significa que você carece de senso comum e tem instintos fracos. Você está sujeito a fazer suposições baseadas em má interpretação (ou apenas falta) dos fatos. Um baixo valor de Sabedoria não significa que você é estúpido, apenas distraído.
  • Um baixo valor de Sabedoria demonstra falta de foco. Você tende a sonhar acordado e pode ser visto como não confiável. Sabedoria freqüentemente vem com a idade, então talvez o seu personagem seja apenas jovem e tolo. Também existe a possibilidade que você seja apenas esquecido.
  • Você provavelmente assumirá que todos sabem o que você pretende ou que se você sabe de alguma coisa, todos devem saber isso também. Essa suposição pode levar você a deixar de fora detalhes que são obviamente de conhecimento comum. “Claro que existem orcs na floresta. Eles estão nos seguindo há quase meia hora”.
  • Se você colocou um baixo valor de Sabedoria, sua Percepção e Intuição irão sofrer com isso. Se você não quiser ser pego sempre desprevenido, você deve escolher talentos como Prontidão ou Treino em Perícia para melhorar estas perícias.

Carisma

  • Um baixo valor em Carisma significa que você não é uma pessoa popular. Você sofre de baixo alto-estima e tem baixos valores em perícias sociais. Você também pode ser extremamente tímido.
  • Seu baixo Carisma provavelmente origina-se da falta de autoconfiança. Talvez você tenha sido chamado de inútil durante toda a sua vida e você acredita nisso. O seu atormentador pode ser um pai abusivo, irmão dominador ou um empregador cruel.
  • Seus sentimentos de pouco valor pode significar que você considera que todos os comentários sejam críticas.
  • Talvez o seu baixo Carisma se origine de uma grande culpa. Você pode guardar um segredo vergonhoso que você teme um dia ser descoberto. Você foi um escravo, um bastardo, um criminoso ou um inimigo do reino? Talvez você se culpe por um grande erro como a morte de um amante ou de ter fugido de uma batalha importante.
  • Uma crise de fé também pode explicar a sua falta de segurança.
  • Baixo Carisma não significa necessariamente que você não é atraente, mas este pode ser um fator contribuinte. Talvez você tenha uma terrível cicatriz, tenha um defeito de nascença ou apenas parece diferente. Sua aparência exterior apenas contribui para o seu baixo Carisma se você desejar que seja assim.
  • Como você compensa ou tenta superar seu baixo Carisma? Você fala mais alto do que os outros para ter certeza que será o centro das atenções? Talvez você trate os outros da forma como foi tratado, censurando e insultado qualquer um que seja feio ou diferente.
  • Se você reconhece que tem um baixo Carisma, talvez você se contente em ser o poder por trás
    do poder. Você sussurra suas boas idéias nos ouvidos de alguém e deixa que ele leve o crédito, presunçosamente conscientemente de que sua boa idéia foi aceita. Talvez você não seja tão esperto e sussurre nos ouvidos dos outros por ser muito tímido para falar por si mesmo.
  • Existem muitas formas de superar um baixo valor de Carisma e muitos deles contam com a interpretação. Poucas mecânicas em jogo irão lhe conceder alguma vantagem. Cercar-se de amigos carismáticos é uma boa forma de desaparecer no segundo plano se você busca o anonimato.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.