Faz tempo que eu buscava um sistema de RPG para ensinar o jogo ao meu filho, agora com sete anos. Após muitas leituras, percebi que invariavelmente todos os RPGs enfatizavam muito o tema de combate, então seria um pouco difícil fugir dessa premissa.
Eu queria um sistema que fosse simples, preferencialmente em português e que possibilitasse muita diversão e aprendizado ao mesmo tempo.
Eis que, graças a indicação do Gabriel Anaya, do Mundos Colidem, sou apresentado ao The Black Hack (TBH). Cliquem no link e baixem a versão grátis em português.
Originalmente o TBH possui quatro classes: clérigo, conjurador, guerreiro e ladrão.
Perguntei ao Pedro com qual tipo de personagem ele queria jogar, informando para ele quem eram cada um dos personagens:
- O clérigo é como se fosse um pastor, que prega a palavra de deus e usa magias.
- O conjurador é um mago que usa magias para derrotar seus inimigos.
- O ladrão é um tipo de guerreiro furtivo, que gosta de mover-se silenciosamente.
- O guerreiro é bom em lutar com espadas.
Sem muito rodeio ele perguntou quem é que soltava magias. Era com esse personagem que ele queria jogar.
Definido o conceito, fomos para a jogada de dados. Em TBH os atributos são determinados com a jogada de 3d6 na ordem, mas caso o jogador obtenha 15+ em uma jogada, o próximo atributo será determinado pela jogada de 2d6+2.
Seguem-se os valores sorteados:
- Força: 9
- Destreza: 13
- Constituição: 13
- Inteligência:
13(15) - Sabedoria:
15(13) - Carisma: 6*
É possível trocar o valor entre dois atributos e como Inteligência é o atributo para o conjurador, o valor de Sabedoria e Inteligência foram trocados.
O valor baixo em Carisma se deveu ao fato dele ter obtido um valor 15+ em Sabedoria e portanto, ter que jogar 2d6+2 para o último atributo.
Para determinar o número de magias, ele jogou 1d4+2, obtendo o valor 5. Ele poderia escolher entre magias de 1º e 2º nível, embora só pudesse conjurar magias de 1º nível. Consultando a tabela de magias de primeiro nível do conjurador, temos as seguintes opções:
- Encantar
- Detectar Magia
- Luz
- Mísseis Mágicos
- Escudo
- Sono
Pedi que ele me dissesse qual magia ele NÃO iria querer pegar e depois de querer saber o que elas faziam, decidiu que não iria querer pegar Sono.
Faltam algumas coisinhas para complementar a ficha, como:
- PV Inicial: d4+4
- PV por Nível/Descansando: 1d4
- Armas & Armaduras: Espadas de uma mão e Cajado
- Dano de Ataque: 1d4 / 1 Desarmado ou Improvisado
O Petras Furtado, do Mundos Colidem, fez uma ficha muito bacana de The Black Hack. Cliquem AQUI para baixá-la.
Até a próxima.
Sei que com seu filho você deve estar buscando simplicidade ao máximo, mas vale a pena você olhar o White hack tb :
https://whitehackrpg.wordpress.com/
Abraço!
Acabei nem vendo a sua resposta.
Infelizmente o White Hack só está disponível impresso pela Lulu.
Gostei muito do Black Hack também. Muito simples.
Se você que simplicidade também seria uma boa o Fate acelerado
Saudações Danseven.
Me proponho a testar muitos jogos.
Sensacional….. Achei bem dinâmico o sistema e a forma de como ele trata as mecânicas de combate…. Também achei bem interessante o evolução de personagem, bem simples e sofisticada. Apresentei para um grupo de amigos que se amarraram no jogo…..