Entre aventuras, os personagens podem gastar seu tempo ocioso construindo uma fortaleza. Antes que o trabalho comece, o personagem deve adquirir um lote de terra. Se a propriedade situar-se em um reino ou domínio similar, o personagem precisará de uma escritura real (um documento real garantindo permissão de supervisionar o estado em nome da coroa), uma concessão de terra (um documento legal transmitindo a custódia da terra para o personagem enquanto ele for leal à coroa) ou um título (documento legal que sirva como prova da propriedade das terras). As terras também podem ser adquiridas por herança ou outros meios.
Escrituras reais e concessões de terra são concedidas normalmente pela coroa como recompensas por serviços de lealdade, embora também possam ser comprados. Títulos podem ser comprados ou herdados. Pequenos estados podem vende-los por preços que variam de 100 po a 1000 po, enquanto estados maiores eles podem custar 5000 po ou mais, isso quando são vendidos.
Uma vez que o lote de terra estiver assegurado, o personagem precisará de acesso a materiais de construção e trabalhadores. A Tabela 1 apresenta o custo para construir uma fortaleza (incluindo materiais e trabalhadores) e a quantidade de tempo demandada, levando em consideração que o personagem utilizará o tempo ocioso para supervisionar a obra.
Tabela 1. Construindo uma fortaleza
Fortaleza | Custo da Construção | Tempo da construção (dias) |
Mosteiro | 50.000 po | 400 |
Salão de guilda – cidade ou metrópole | 5.000 po | 60 |
Forte ou pequeno castelo | 50.000 po | 400 |
Propriedade nobre com solar | 25.000 po | 150 |
Posto avançado ou fortim | 15.000 po | 100 |
Palácio ou grande castelo | 500.000 po | 1200 |
Templo | 50.000 po | 400 |
Torre fortificada | 15.000 po | 100 |
Posto de comércio | 5.000 po | 60 |
O trabalho pode continuar enquanto o personagem estiver fora, mas para cada dia que o personagem estiver fora, acrescente 3 dias no tempo de construção.
Após construída a fortaleza, os personagens precisam preocupar-se com os custos de manutenção, que incluem a administração dos negócios e contratação de empregados.
Muito útil para campanhas grandiosas que duram alguns anos, para dar um vínculo maior dos personagens com o cenário.
Os deuses sabem o quanto quero jogar uma campanha assim.