Quando os personagens não estão envolvidos em aventuras, eles podem dedicar seu tempo ocioso a diversas atividades, muitas delas descritas no Players Handbook e no Dungeon Master Guide.
Os personagens podem dedicar-se, entre aventuras, à criação de itens mágicos, desde que isso seja permitido pelo mestre, considerando que os segredos para criação destes itens possam estar enterrados pelas areias do tempo.
Caso a criação de itens seja permitida, os personagens precisarão ter uma fórmula que descreva como o item deve ser construído; slots de magia ou pontos de magia; serem capazes de conjurar qualquer magia que o item reproduza e possuir o nível mínimo, indicado na Tabela 1.
Tabela 1. Criação de itens mágicos
Raridade do Item | Custo de Criação | Nível Mínimo |
Comum | 100 po | 3º |
Incomum | 500 po | 3º |
Raro | 5.000 po | 6º |
Muito Raro | 50.000 po | 11º |
Legendário | 500.000 po | 17º |
Um personagem de 3º nível poderia criar uma varinha de mísseis mágicos, um item incomum, enquanto possuir slots de magia e possa conjurar mísseis mágicos. O mesmo personagem poderia criar uma arma +1 (outro item incomum), sem requerimento de magias.
A criação de alguns itens mágicos podem requerer materiais ou locais especiais para serem criados. Por exemplo, um personagem poderia necessitar de suprimentos alquímicos para criar uma poção, enquanto a fórmula de uma arma língua de fogo possa requerer que a lâmina seja forjada em lava.
Um personagem engajado na criação de um item mágico progride 25 po por dia de 8 horas de atividades, trabalhando diariamente até que o custo total do item seja pago. Dessa forma, a criação de um item incomum demandaria 20 dias de trabalho e 500 po, enquanto um personagem criando um item legendário precisaria de 20.000 dias (quase 55 anos) de trabalhos diários e 500.000 po para completar o item. Estes valores, contudo, podem ser ajustados pelo mestre para encaixarem-se melhor em sua campanha.
Se o item criado reproduzir uma magia, o criador deverá gastar um slot do nível da magia para cada dia do processo de criação. Os componentes materiais também devem estar disponíveis durante a criação, sendo consumidos caso a descrição da magia especifique. No caso de itens, como pergaminhos, que reproduzem o efeito da magia apenas uma vez, os componentes materiais são consumidos apenas uma vez durante processo de criação dos itens.
Vários personagens podem somar esforços para criar o item, desde que atendam os pré-requisitos. É possível contribuir com magias, slots de magias e componentes, enquanto todos participarem do processo. Cada personagem contribui com 25 po para cada dia gasto no processo de criação.
Personagens que se engajem neste processo, criam itens mágicos descritos no capítulo 7, “Treasures” do Dungeon Master Guide, mas o mestre pode permitir a criação de outros itens mágicos, seguindo as diretrizes do capítulo 9, “Dungeon Master’s Workshop”.
Enquanto estiver engajado na criação de um item mágico, o personagem pode manter um estilo de vida modesto sem ter que pagar 1 po por dia ou um padrão de vida confortável pagando metade do custo normal (capítulo 5, “Equipment” no Players Handbook).
O processo de criação de um item mágico pode gerar inúmeras oportunidades de aventuras, incluindo aventuras solo, que poderão servir para engajar ainda mais os jogadores na campanha.
No final das contas, eu esperava mais do “downtime system”… Achei o resultado mecânico demais. Não que isso seja ruim, necessariamente, mas eu esperava um pouco mais.
Principalmente quando li que iam haver referências à “Birthright”.
Salve Mike.
Como você usaria o downtime? O que você modificaria?
Com certeza usaria! Acho uma regra muito boa, abrindo um leque para muitas possibilidades! Infelizmente ainda li muito pouco sobre a aplicação dela no D&D5. Até então o que eu vi está muito engessado na mecânica, eu gostaria de ver uma influência de fluffy maior, sem dúvida!