Saudações.

Hoje vou Pegar o gancho de uma dúvida do Reynaldo Junior na comunidade DnD Next BR no Facebook.

Em uma sessão, um mago invisível conjura uma bola de fogo em um ladino. O ladino é bem sucedido em um teste de resistência e sofre metade do dano, porém, ele poderia beneficiar-se da característica uncanny dodge?

Uncanny Dodge é uma habilidade que os ladinos ganham quando chegam ao quinto nível, sendo traduzida livremente da seguinte forma:

Começando no 5º nível, quando um atacante que você possa ver o acerta com um ataque, você pode usar sua reação para diminuir o dano causado pela metade.

Invisibilidade é uma magia que requer concentração, mas é finalizada quando a criatura invisível faz um ataque ou conjura uma magia, que embora precise, algumas vezes de uma jogada de ataque para entregar o efeito, sempre utiliza a ação conjurar magias. Na seção Unseen Attackers and Targets, é dito:

Se você estiver escondido – sem ser visto e ouvido – quando você faz um ataque, sua posição é revelada, seja o ataque bem sucedido ou não.

Na seção Making an Attack, temos:

Quer você esteja golpeando com uma arma de combate corpo a corpo, disparando uma arma à distância ou fazendo uma jogada de ataque como parte de uma magia, um ataque tem uma estrutura simples.

RESOLVENDO O PROBLEMA

No caso apresentado, o ladino não poderia usar a habilidade pelas seguintes razões:

  1. Ele não sofreu um “ataque”;
  2. A magia bola de fogo só produz um efeito audível quando explode; logo
  3. O mago só teve sua posição revelada após a conjuração da magia.

Caso o mago estivesse conjurando um Dardos Flamejantes E estivesse visível, o ladino poderia utilizar a sua habilidade.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.