Quando eu mestrei a sessão de Dungeon World pelo Google Hangout (que você pode assistir aqui), eu gostei muito da experiência, mas ao mesmo tempo senti uma enorme dificuldade com o sistema. Eu estive pensando nessa experiência desde o dia do jogo, pensando o que eu preciso fazer para ter uma experiência mais fluida com o sistema.

A grande questão com o Dungeon World, assim como o Apocalypse World e agora com o tremulus, é que como mestre você não rola nenhum tipo de dado, em nenhum momento. Isso significa que tudo que estiver no caminho dos jogadores precisa ser colocado lá através da narração e do posicionamento ficcional do jogo, não através de regras. O que superficialmente pode parecer fácil e talvez até sem graça foi uma das experiências que mais exigiram “jogo de cintura” durante o jogo.

Meu problema principal foram com os fracassos dos moves. No sistema, você tem informações precisas do que acontece no caso de um sucesso ou de um sucesso parcial, mas a falha não é sequer mencionada. Para isso, você precisa seguir os GM Moves, uma lista de coisas que servem para complicar a vida dos personagens e criar mais conflito na aventura. Mas como exatamente fazer isso foi o meu grande problema na sessão.

Eis que essa e todas as minhas dúvidas e incertezas com o sistema foram explicadas em um PDF totalmente grátis feito pelos fãs. O PDF tem 59 páginas e aborda diversos assuntos que causam confusão com os novatos como eu, e que eu recomendo fortemente a leitura para todo mundo que ficou com dúvidas sobre o sistema. E não é apenas útil para o Dungeon World, como também serve para qualquer jogo da família *World.

Baixem aqui a versão para leitura no computador, e aqui a versão para impressão, e boa leitura!

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Escrito por Pedro Leone
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