Criação e narração de desafios de perícias atraentes (1ª parte)

Texto original: Creating and Running Engaging Skill Challenges (Part 1)
Postado em: 19 de abril de 2010
Autor: Bauxtehude
Site: Dungeons Master

__________

Os melhores desafios de perícias apresentam problemas abertos para o grupo. Esses problemas abertos permitem uma diversidade de abordagens possíveis, bem como interpretações da natureza real do problema. A grande virtude dos problemas abertos é que eles tem a habilidade única de desenvolver-se em várias direções permitindo várias resoluções possíveis. Bons desafios de perícias premitem que o grupo resolvam o problema apresentado a eles a sua própria maneira enquanto os força a interagir com complicações crescentes. Estes desafios permitem que o grupo exercite suas várias perícias enquanto se ajustam e interagem com os resultados gerados por eles. Segue um exemplo:

A equipe do Dungeon’s Master dá as boas-vindas a Bauxtehude, nosso mais novo colaborador e autor do artigo de hoje. Nós já escrevemos muitos artigos sobre Desafios de Perícias e pensamos que ao falar sobre o tema, ele irá fornecer algumas novas e excitantes percepções sobre o tema.

Vamos comparar dois problemas, um aberto e um específico. Nós chamamos o problema aberto Encontre o Mapa e denominados o problema específico Abra a Câmara Fechada. Em ambos os exemplos nós assumiremos que a necessidade de resolver o problema já tenha sido estabelecida. Em Encontre o Mapa uma grande quantidade de opções se apresentam imediatamente; variando de rastrear alguém que conheça sobre o mapa, oferecer um preço pelo mapa ou apenas comece a procurá-lo. Neste cenário os valores dos personagens podem entrar em conflito: um herói pode não achar que explorar a livraria seja um bom uso do tempo limitado, enquanto outro não acha que extorquir um contato que eles tenham feito em uma ordem religiosa valha o desgaste no seu relacionamento político para encontrar o mapa que atualmente pode estar perdido.

Em Abrir a Câmara Fechada os heróis possuem um problema direto para lidar. Eles abrem a fechadura da porta ou tentam quebrar a fechadura? Embora outras condições possam existir, como a necessidade por silêncio total ou tempo curto, a presença destes fatores não modificam a essência do problema inicial, a fechadura precisa ser aberta ou a porta derrubada. Uma dificuldade para Abrir a Câmara Fechada seria a necessidade de infiltrar-se no templo onde a câmara se localiza enquanto elimina os guardas silenciosamente, mas esse obstáculo admite apenas o ponto inicial. Quando incluir um objetivo como infiltra-se no templo, o desafio original deve ser reescrito como Infiltrar-se no Templo e Abrir a Câmara Fechada que se torna muito mais aberto do que Abrir a Câmara Fechada.

Um bom desafio de perícias precisa apresentar ao grupo várias possibilidades de desenvolvimento e então apresentar obstáculos no caminho do grupo. Estes obstáculos forçam o grupo a reimaginar suas soluções e fazer escolhas adaptáveis. Em Encontre o Mapa o grupo decidi que apesar da confiança dos eruditos em suas habilidades, o assassino ganhou dos personagens com sua alegação de que é necessário correr contra o tempo… então é hora de ir ao seminário e ameaçar o devoto com a ponta de uma adaga. No final eles descobrem o paradeiro do mapa (de um diácono extremamente desapontado e machucado) e é hora de saquear o templo. No entanto, os guardas do templo estão em alerta graças ao alerta do já mencionado diácono que já havia aprendido a lição sobre o que acontece quando se lida com aventureiros decididos. Durante o Abra a Câmara Fechada o ladino e o guerreiro tentam determinar se um pode abrir uma porta com uma gazua melhor do que o outro pode destruí-la com um martelo.

Então a questão óbvia paira sobre nós. Como criar um desafio de perícias atraente? Primeiro você começa com um problema aberto. Quão aberto o problema precisa ser? Isso dependerá do ritmo que você quer impor a sua campanha. Se você acidentalmente cria um desafio muito aberto ele pode abordar todo o arco de campanha, do patamar heróico ao épico. Salve o Mundo é um exemplo de desafio de perícias que é muito aberto. Se você tiver alguma dificuldade para saber se o problema que você apresentará é muito aberto, tudo que você precisa tentar ampliar o escopo em um por nível. Se você expandir o problema Encontre o Mapa você pode chegar em Alcance Riquezas ou Localize Horrores Além do Tempo e Espaço. Estes objetivos são muito abrangentes, a menos que seu grupo de aventureiros seja conhecido como G8 ou Delta Green.

Amanhã teremos a conclusão deste artigo. Mais recursos sobre planejamento e narração de desafios de perícias consulte os artigos:

Consulte também os artigos sobre Desafio de Perícias aqui mesmo na página do Trampolim RPG, clicando aqui.

Artigo anterior

Decoração de tavernas

Próximo artigo

Criação e narração de desafios de perícias atraentes (2ª parte)

Visualizar Comentários (3)
  1. Olá Franciolli, esse eu gostei muito mesmo desafios de pericia não devem ser de maneira alguma desculpas para usar as perícias dos jogadores e sim desafios a motiva-los tanto de maneira interpretativa quanto a valorizar a mecânica das perícias!

  2. Franciolli Araújo

    Eu ainda planejo uma aventura só com desafios de perícias bem interessantes :DSinto falta dos desafios do Rolando20 e nunca mais vi armadilhas no Goblin.

Deixe uma resposta