Eu curto a 4ª Edição e acredito que ela pode propiciar uma experiência Old School a quem joga, principalmente quando se deseja adicionar este gostinho, mas confesso que tenho estado um pouco acomodado com o tom moderno impresso no sistema.
Ontem eu dei uma lida no “A Quick Primer for Old School Gaming“, uma leitura senão obrigatório, pelo menos altamente recomendada para quem quer colocar o gostinho Old School em suas campanhas e fiquei surpreso em como esse tipo de leitura inspira, principalmente a mim e a tantos outros que começaram a jogar nessa época a criar sessões realmente memoráveis.
No artigo “Dando um gostinho Old School à 4ª Edição“, Mike Shea do Sly Flourish apresenta quatro dicas de como transformar a 4ª edição em algo mais escola véia (citando o @tionitro), e isso pode se dar, resumidamente, das seguintes formas:
- Use enigmas, não desafios;
- Mais batalhas, menos monstros;
- Preste atenção aos equipamentos mundanos;
- Role algumas batalhas sem um mapa de combate.
O Ooze, nesta semana, falou em como encrespar as suas aventuras, citando o também excelente artigo Rugged Adventures, uma galerinha que também gosta da forma Old School de jogar. Neste artigo, eles fazem algumas modificações para transformar os encontros, para isso, modificam a forma como o descanso curto e o descanso prolongado funcionam. Na prática, o descanso curto duraria 6 horas e o descanso prolongado dois dias. Esse sistema privilegia muito a interpretação e faz com que os personagens realmente demorem – em termos de tempo de jogo – a evoluir, o que acabaria com aquelas situações onde o sujeito atingia o nível épico após apenas um mês de aventuras – situação perfeitamente plausível.
Ontem, no artigo Perdendo o controle, escrito também pelo Mike Shea, ele trata de questões relacionadas ao controle do combate pelos personagens e quanto isso é bom e fornece algumas dicas de como fazer com que esse controle no campo de batalha possa não ser contínuo e que de vez em quando os personagens precisam experimentar alguns reveses em suas táticas, isso simplesmente para manter a tensão do jogo.
Como dá pra perceber nestes dois artigos, o Mike Shea é um jogador/mestre Old School e ele sempre apresenta dicas de como transformar a nova edição (que ele diz adorar) numa experiência mais imersiva, que é uma das propostas da escola antiga.
No artigo D&D Hard Mode eu aceitei o desafio de tornar as coisas mais difíceis em D&D 4ª edição, e então a ficha caiu, existe uma forma de tornar o jogo mais difícil do que torná-lo Old School? E para torná-lo Old School, o que modificar no sistema da 4ª Edição?
Minha resposta é: nada no sistema precisa ser modificado, mas o mestre e os jogadores precisam ser reeducados a depender menos do sistema e se valer mais das descrições.
é de fato o que mais importa para um jogo mais escola véia é a postura dos jogadores, aforma com que o jogo é encarado e també as temáticas narradas pelo mestre, a nova escola, em minha opinião deve ser sim enriquecida com o que havia de melhor nos jogas das antigas!obs: passem lá no blog falandoderpg.blogpost pra dar uma força
Obrigado Álvaro pelo comentário.Particularmente gosto muito da nova forma do sistema com o antigo sistema de narração. Eles não são incompatíveis e são extremamente complementares.Só deixando link direitinho do seu blog: http://www.falandoderpg,blogspot.comPassem lá e dêem uma forcinha mesmo.