Na última terceira-feira (19.01.10) eu estava de bobeira no twitter quando vi um retweet do @rolando20 sobre um gerenciador de combate que o blog 20 no d20 publicou. Putz, eu nem conhecia o blog, mas fiquei surpreso com o que encontrei por lá.
Como no próprio artigo do blog cita, muitos mestres que estão levando o notebook para a mesa, o fazem por ter a sua disposição uma infinidade de comodidades: ter os livros em formato digital para consulta rápida, controlar as defesas, pontos de vida, status dos personagens através de planilhas eletrônicas e até mesmo mapear o movimento deles em um tabuleiro virtual como o que eu estava fazendo no excel, rústico mas funcional.
A planilha que eu comecei a desenvolver com a ajuda do Leandro Nantes (membro do meu grupo), que automatizou algumas funções, ficou ainda mais bacanuda com a adição de alguns macros pelo @valchrist. O gerenciamento de combate estava facilitando a minha vida, mas quando li o artigo do 20 no d20, a minha vida mudou e pra muito melhor.
O programa foi desenvolvido pensando nos usuários do Character Builder e do Adventure Tools, ambos do D&D Insider, usando os arquivos gerados na criação dos personagens e dos monstros, oficiais ou editados. Então, com as idéias fervilhando e com uma sessão marcada para a quarta-feira (20.01.10) resolvi fazer o download do arquivo, enormes 155 KB compactados, que quando descompactado ocupa míseros 441 KB mais a biblioteca, que é alimentada quando o mestre cria seus encontros.
Então vamos ao que interessa, um pequeno tutorial sobre esse programa que eu achei simplesmente fantástico.
Quando o programa é aberto pela primeira vez, não há como adicionar nada antes de criar uma biblioteca, para isso clique em Library >>> Open Statblock Library.
Na biblioteca você tem basicamente duas opções:
New: Nessa opção você pode criar/editar uma criatura nova, sem utilizar os arquivos do Character Builder ou adicionar uma criatura do Adventure Tools;
CB Load: Nessa opção você carrega um arquivo do Character Builder.
Para adicionar uma criatura a partir do Adventure Tools
Clique com o botão direito sobre a criatura a ser adicionada ao combate e escolha a opção Copy as Rich Text e retorne para a biblioteca do gerenciador de combate e escolha Library >>> Open Statblock Library >>> New. Na parte inferior direita do Statblok Viewr >>> RTF Past e pronto. As estatísticas do monstro estão lá! Clique em OK e a janela se fecha.
Com as criaturas prontas para o encontro, a tela do Statblok fica assim:
Clique em Add no canto direito e feche a janela.
Aqui a brincadeira realmente começa! Na imagem acima, apenas os PCs estão na matriz de combate, e eles são representados pela cor verde. Na figura abaixo tem a tela com um combate já carregado, com todas as criaturas envolvidas.
Quando o encontro estiver pronto, é hora de rolar a iniciativa, que pode ser determinada de três formas:
- Determinação de todas as iniciativas diretamente clicando em F6;
- Determinação individual das iniciativas;
- Digitação direta dos valores de iniciativa [levando em consideração algumas situações como o poder do Warlord].
Na área de Iniciativa é possível escolher várias opções depois que a iniciativa for rolada, como Reservar, Retardar e Preparar, além de Remover o lutador.
A última tela do combate apresenta Damage / Healing ou dano e cura.
Na figura acima é possível ver uma letra “S” do lado esquerdo dos nomes dos personagens/inimigos, marcando o início e eles já arrumados na ordem de iniciativa.)
Em Damage / Healing existem as opções de marcar os pontos de dano ou cara, bastando digitar os valores no campo e em seguida clicar em uma das duas opções, dependendo do caso.
Além disso é possível adicionar p
ontos de vida temporários (Add Temp), usar o valor de pulsos de cura do personagem/inimigo (Surge >> Healing), adicionar uma condição (Effects >> Add), marcar os poderes por encontro, diários e pontos de ação gastos, etc. Também é possível adicionar algumas observações em relação a surges gastos, etc. E as condições são rastreadas direitinho. Um poder que dura até o final do próximo turno desaparecerá quando terminar o turno do personagem/inimigo que gerou o efeito, e as condições do tipo save ends também são rastreadas direitinho.
Quando o turno do personagem/inimigo terminar, clique em Next Turn e o personagem seguinte avança na ordem de iniciativa.
Nesta última figura, a configuração do final da batalha que rolei na campanha Portal de Baldur na última quarta-feira (20.01.10).
Na tela o personagem em destaque é o Galinndan, um Warlock Eladrin, que após um encontro de nível 5 contra três esqueletos, dois zumbis e um deathlock wight, ficou com 20 pontos de vida de 35, mais 9 pontos de vida temporários, imobilizado e gastou os poderes Witchfire (encontro) e Curse of the Dark Dream (diário). O encontro durou 7 rodadas, sendo que Galinndan só agiu em 6.
O gerenciador de combate é uma excelente ferramenta que me polpou muito trabalho e só encontrei algum problema quando tentei inserir algumas condições antes de rolar iniciativa, mas depois que isso é feito, o programa funciona direitinho.
Quando os encontros estão prontos, é possível salvar o encontro para usá-lo no momento apropriado e no caso da tela acima, para manter o controle para o próximo encontro, pois existe a opção (também) de aplicar descanso curto ou prolongado, etc.
Mais uma vez vou agradecer ao 20 no d20 por ter publicado, ao @rolando20 por ter retweetado a mensagem que me fez entrar em contato com este lindo software.
O Download do arquivo pode ser feita aqui | D&D 4th Edition Combate Manager.
Qualquer dúvida, correção que eu tenha que fazer, comentários sobre o programa, o espaço está aberto para trocas de idéias!
[…] This post was mentioned on Twitter by Franciolli, Franciolli. Franciolli said: Gerenciador de Combate D&D 4th Edition | http://tinyurl.com/yzz5ogc […]
Caro,Obrigado pelas palavras. Estamos aí pra isso, Pelo que vi, você deu uma aula em como usar o brinquedinho. Me preocupei apenas em mostrá-lo porque vi que muitos blogueiros não conheciam.Um forte abraço.Felipe Barreto (Mestre do 20 no d20)MSN: fbarreto10@hotmail.com
Minhas palavras foram sinceras Felipe e o conteúdo do teu blog tá muito maneiro.A aula de uso do brinquedinho ainda não está completa, mas acho que já é um bom começo.Assim que eu tiver com minhas seções arrumadas, vou querer um banner do seu site para colocar por aqui.Grande abraço.
Vale a pena dizer que quem trouxe isso pra cá no Brasil foi o blog do @newbiedm. Eu já não mestro mais sem esse cara. Depois que se pega a manha, fica muito rápido, especialmente por conta dos saves e status até o final do próximo turno que nunca mais são esquecidos.Como minha mesa está em nível paragon, tem muitos efeitos do tipo.
Hey man, muito bom mesmo o programinha e ta bem legal o tutorial, abração @k4lder4sh
Obrigado por comentar e complementar as informações Daniel.
putz parece ser muito bom realmente, pena q faz quase um ano q já não tenho mais meu note 🙁
Obrigado por comentar putah_clubber_mor.A evolução nunca para e talvez seja hora de você comprar o seu.
[…] Master’s Battle Screen é melhor. Quando importei um dos adversários dos jogadores para o DnD4e Combat Manager, ocorreu um erro no total de experiência da criatura e ao invés de contar os 1500 pontos de […]
[…] Gerenciador de Combate D&D 4th Edition […]
Cara, Fantástico o tutorial!! Já baixei o programa aqui! Sabe se existe algum similar para D&D 3.5?
Alguns desse pode ajudar:http://www.runicsystems.com ou do http://www.gelworksonline.com/
Olááá!! Achei seu blog por acaso e achei muito bom! Eu não sabia desse programa, e agora vou dar uma atenção pra ele!Parabéns pelo blog. Você vai entrar na lista de blogs parceiros aqui. hehehe
Muito obrigado Vitor pelo seu comentário e é sempre bom ver que as pessoas estão gostando do que é feito aqui no Trampolim RPG.Seremos parceiros então! 😀
Aew franciolli, muito massa o programa, vou ver como é se gostar tb vou começar a usar o programa, me pareceu muito bom o programa.PS: O link do download ta errado, tive que baixar pelo do 20nod20!
Link corrigido! Obrigado.
As imagens são inexistentesSerá que pode corrigir o erro?