Entendendo o movimento em Dungeon World

Saudações amigos.

Ultimamente falamos muito sobre o Dungeon World, incluindo artigos onde afirmo que Dungeon World não é para iniciantes, ideia que surgiu lendo o Dungeon World Guide. Com isso em mente, começo hoje uma tradução deste livreto e espero que curtam as ideias.

Quando você ler e entender Dungeon World, role +Int…

Os mestres do jogo (MJ) não rolam dados em Dungeon World, podem até rolar o dano dos inimigos, mas os personagens do mestre (PdM) não rolam dados para nada. Ao invés de rolar dados, eles executam “movimentos” e um destes movimentos chama-se “Causar Dano“.

No entanto, este movimento não é arbitrário, o MJ não diz simplesmente “O orc acerta você causando 5 pontos de dano“, mas são as jogadas de dados dos jogadores que determinam as consequências de todos os movimentos. Uma versão simples do que acontece em Dungeon World é a seguinte:
  1. O MJ apresenta a configuração de uma ameaça, mas não sua conclusão;
  2. Os jogadores respondem e provavelmente jogam alguns dados;
  3. O MJ narra os resultados baseado nas rolagens dos jogadores.

A mecânica dos dados é fácil de entender: Existem três categorias de resultados.

    Com um resultado de 10 ou mais (10+), o jogador alcança um sucesso total e tudo ocorre da melhor forma possível;

  • Com um resultado de 7 a 9 (7-9), o jogador alcança um sucesso parcial; ele não conseguiu tudo que quis, ou pode conseguir o que queria, mas precisará sacrificar alguma coisa;
  • Com 6 ou menos (6-) ele falha.

Existe uma diferença entre falha em Dungeon World e falha em muitos outros jogos. Em Dungeon World, quando o jogador falha em um teste, o MJ realiza um movimento. Essa nova terminologia acaba confundindo muita gente e na verdade é algo muito simples.

Quando as regras dizem “faça um movimento”, o que ela quer dizer realmente é que alguma coisa acontece…

Alguma coisa além de simplesmente uma falha. Ao invés de um beco sem saída, as falhas dos jogadores trazem consequências: a situação fica pior ou eles tem que pagar um preço.

Então, o que o jogo diz é que alguma coisa acontece e é assim que você mantém o jogo excitante. Ao invés de deixar os jogadores darem voltas, você empurra situações perigosas em direção a seus personagens dizendo “e agora?”. Ao invés de dizer “você falhou no teste de abrir fechaduras“, você diz algo como “você falhou em abrir a fechadura rapidamente, os guardas estão virando a esquina quando a última tranca da fechadura cai no lugar.” ou “uma sirene estridente apita, você acionou o alarme mágico!
Você foca nos riscos e nas recompensas, não em um sistema binário passar/falhar dos testes de perícias.
Com um resultado de 7 a 9, os personagens tem que lidar com determinadas consequências, mas com um erro (6-) estas consequências são muito piores. Muitos movimentos possuem consequências já estipulados para resultados 7-9, mas para alguns, você terá que estipular estas consequências.

Resultados 7-9 engatilharão movimentos suaves, enquanto as consequências de falhas (6-) são chamados de movimentos severos. Um é pior do que o outro. Só isso.

Então, a base da conversação que falamos e está presente no Dungeon World é: você prepara uma situação perigosa onde a falha tem um preço e os jogadores responderão a esta situação. Quando a resposta dos jogadores engatilhar um Movimento, eles jogam, e o MJ lhes diz as consequências se necessário. O MJ interpretará os resultados da rolagem dos jogadores de forma que avance o jogo, sempre avançando o jogo.

No próximo artigo veremos os Movimentos do MJ.
Artigo anterior

Barreiras linguísticas no RPG

Próximo artigo

Pistas para jogadores iniciantes

Visualizar Comentários (7)
  1. Pedro Leone

    Excelente, Franciolli. Essa explicação está realmente faltando tanto no DW quanto no AW.

  2. De todos os RPGs que conheci nos últimos tempos, o DW é o que mais me chamou a atenção. Essa mecânica de sempre avançar no jogo é linda demais! Sem roubar nos dados, sem jogos-de-cintura. Mesmo falhando a história avança. Quantas vezes eu já me peguei tendo que inventar desculpas para que a história não travasse quando as regras não permitiam, principalmente nos jogos de aventura (Vampiro, também estou olhando para você). Realmente não é uma sensação legal quando a gente tem que contornar as regras, me sinto um cheater.DW, take my breath awaaaaay… HAHAUHAHA #Hetero

  3. F.C. Pereira

    Meu caro Biltre,Parabéns pelo post. Ouso dizer que essa sua explicação é essencial para se entender o jogo.Muito bom!F.C. Pereira

Deixe uma resposta