Por quase três anos mantive-me afastado de CA, AdO, Poderes Sem Limites, Por Encontro e Diários. Pulsos de Cura, Dragonborns e o que valha. Forgotten Realms, Ravenloft e tantos outros reinos.

Recorri a retroclones de D&D, sistemas obscuros e muito interessantes, com os quais aprendi muito e com isso fui ganhando a cada nova tentativa a alcunha de playtester e um a um fui perdendo o grupo com quem partilhei mais de 15 anos de aventuras.

Há quem diga que um dos grandes problemas que conspiram para a separação de um grupo é a tríade crescimento/amadurecimento/necessidade que cada um temos e que nos afasta dos amigos e nos faz, enfim, um dia entender que jogar RPG é só um hobbie e nada mais.

Há quem diga que as reuniões semanais, mesmo que seja somente para jogar conversa fora, tem no RPG apenas uma desculpa para manter a reunião regular, mas infelizmente, nenhum desses problemas é limitante para o meu grupo ou ex-grupo, nem sei o que falar. A verdade, é que quando deixamos de jogar o D&D 4E, que tanto empolgou os jogadores, foi como se tivesse jogado água quente na junção que até pouco tempo estava colada com super bonder.

dnd-logo

A cola se foi e ficaram as lembranças…

Até que um dia, nostálgico e com crises de abstinência, resolvo passar mais um pouco de cola sobre o grupo e eis que quase instantaneamente, ele se recompõe. Voltarei a jogar D&D 4E buscando elementos que me agradem e que tornem a experiência dos jogadores única e no entanto, fico com aquela sensação de que algumas vezes o mestre é refém dos jogadores.

Mas que seja, o importante é divertir-se. E vocês, caros leitores? Seu grupo tem algum sistema que serve como a “cola” que mantém o grupo unido? Sim? Não? Qual?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.