Confesso que fiquei extremamente curioso com o processo de “viciamento de dados” depois de uma postagem no twitter (maldito seja) e resolvi fazer um teste.
O processo é simples, ou pelo menos parece simples:
- Pegue um dado;
- Sobre uma bandeja ou outra superfície lisa coloque o dado com o lado que você quer “viciar” para cima;
- Coloque a bandeja em um forno com temperatura de aproximadamente 110 ºC, deixando-o por uns 20 minutos;
- Retire do forno e deixe o dado esfriando.
Veja algumas fotos comparando os dados normais com o dado alterado.
O dado alterado além de inchar, sofreu várias deformações – deixei ele passar muito tempo no forno – perdeu a tinta em alguns números e adquiriu um aspecto escamoso após o resfriamento. A despeito destes problemas técnicos, o dado realmente ficou viciado e em 20 rolagens (não trabalhei forte nas estatísticas), consegui 34% de resultados 20.
Apurar a técnica será necessária, mas vou esperar comprar um saco de dados para poder voltar a testar.
E você? Já viciou dados? Como fez e quais os resultados?
Abraços e vamos jogar!
Que doisa maluca. Você sabe qual a marca do dado que você usou? Se foi um Chessex, é difícil arrumar melhores que ele por aí.O dado alterado inicialmente era do mesmo tamanho dos outros?
Salute Pedro.O dado era daqueles bem vagabundos mesmo (eu sabia que a experiência poderia dar errado), nem sei se tem marca.Embora eu tenha esquecido de mencionar no post, o dado era do mesmo tamanho e sofreu uma expansão realmente grande.Virou o dadinho do meu filho que me ajudou jogando-o algumas vezes para gerar uma pequena estatística das rolagens.