Jogando como D&D encontros

A Wizards of the Coast tem apoiado um novo estilo de jogo chamado D&D Encounters. Jogadores se reúnem em uma loja que comercialize RPG nas quartas-feiras e jogam um único encontro. Personagens são fornecidos, mas os jogadores podem trazer os seus próprios.

Esta é uma forma interessante de jogar. Na maioria das vezes, em nossos jogos de D&D acontecem entre três e cinco batalhas dependendo de quão demorado seja a sessão. Nas noites de semana, nos patamares mais elevados, conduzir três batalhas em três ou quatro horas de sessão é um pouco desafiador.

Então, como você pode mestrar uma partida que se pareça com o D&D Encounters? Vamos dar uma olhada.

Um único combate por noite

Ao invés de rolar várias batalhas em uma noite, foque seu jogo em uma única batalha. Algumas vezes esta batalha pode ser um encontro dobrado com mais monstros do que um encontro padrão permite. Certifique-se apenas de não subjugar os personagens. Lhes dê uma chance para ter um descanso curto entre as ondas de monstros ou algumas alternativas para curar-se.

Focando em um único combate concede ao mestre mais liberdade para transformá-la em uma grande batalha épica. Esta é uma batalha com significado real, não apenas um enchimento de lingüiça. Ela deve ter todos os efeitos que você espera de uma grande batalha: poderes de terrenos, efeitos de ambiente, perigos e armadilhas, terrenos fantásticos e terrenos que seus jogadores possam explorar. As áreas de jogo precisam ser grandes, com múltiplas plataformas e vários detalhes intrincados.

Você deve evitar uma batalha com uma única criatura solo neste caso. Ao invés disso, dê a seus jogadores uma onda de monstros normais e talvez alguns lacaios para serem fatiados antes de encararem o grande cara malvado.

Mestrar uma única batalha por noite dá ao mestre, espaço para criar as batalhas épicas que amamos mestrar e que os jogadores amam sobreviver.

Substitua escaramuças por desafios de perícias

Ao invés de pequenas escaramuças, use desafios de perícias para passar por áreas que normalmente resultariam em batalhas. Lidar com um bando de carniçais errantes não precisa ser uma batalha. Ao invés disso, os personagens podem usar suas habilidades para evitar, mudar o caminho, negociar ou abrir caminho.

Aumente o ganho de experiência

Uma vez que os personagens enfrentarão menos batalhas, você deverá aumentar o ganho de níveis. Os personagens devem progredir de nível a cada dois ou três sessões, mesmo completando uma batalha por noite. Considere dobrar o ganho de experiência ou basear os níveins em recompensas por missões ou simplesmente determinar um tempo quando os personagens aumentarão de nível

O tempo está apertado? Interprete e role desafios de perícias por e-mail

Se o seu jogo está realmente com o tempo apertado, você pode até mesmo mestrar o pano de fundo das histórias, cenas de interpretação, e desafios de perícias por e-mail, ao invés da mesa. Isso pode manter os jogadores engajados durante a semana ao invés de apenas quando o dia do jogo chegar. Isso também ajuda o mestre a manter seu jogo focado na batalha quando os jogadores chegarem a mesa.

Gere algum efeito aleatório de encontro

A Wizards of the Coast possui uma conta no twitter (Wizards_DnD) que posta efeitos de encontro toda quarta-feira (praticamente o dia inteiro). Não existe razão para que você não tenha a sua própria lista de efeitos de encontro. Construa uma lista de efeitos que faça sentido para o seu encontro em uma tabela aleatória. Se você tiver 10 efeitos, use 1d20 para decidir se existe um efeito e qual o efeito. De 1-10 sem efeito, 11-20 irá engatilhar um efeito. Se você quiser um meio-termo, adicione alguns efeitos que sejam prejudiciais ao grupo.

Não é certo que este formato de jogo funcione para você. Se você rolar um jogo a noite ou tenha apenas umas duas horas para jogar, este estilo pode funcionar perfeitamente. Um jogo baseado em um único encontro pode lhe dar uma grande liberdade para construir um único e incrível encontro ao invés de dispersar sua energia criativa em vários combates diferentes.

Tente!

__________

Texto original: Run your game like D&D Encounters
Postado em: 02 de agosto de 2010
Autor: Mike Shea
Site: Sly Flourish

Artigo anterior

Entrando no personagem

Próximo artigo

Medo de mestrar no escuro?

Visualizar Comentários (7)
  1. Ótimas dicas. Para grupos que possuem pouco tempo disponível para nosso hobby é boa pedida. No entanto, acho que a parte de rolar as cenas interpretativas por e-mail pode afastar o grupo do espírito do RPG, que é interagir e contar histórias, não apenas bolar estratégias para matar monstros.

  2. Franciolli Araújo

    Obrigado pelos comentários e bem-vindo ao Trampolim RPG.Eu acho que mesmo durante o pouco tempo das sessões, infelizmente o meu grupo teve que vivenciar isso nos últimos meses, algumas sessões são quase exclusivamente de combates, outras sequer rolamos dados, mas para o grupo, o que importa é a diversão.Como a maioria dos jogadores não é adepta do uso da internet (principalmente e-mails) rolar a “interpretação” por meio de e-mails é algo impensado.

  3. Obrigado pelas boas vindas!Tbm estou passando por jogos cada vez mais apertados e corridos com meu grupo. Chegamos a passar sessões inteiras só com o roleplay, sem jogar um dadinho sequer, mesmo em D&D. Claro que a galera quer matar monstro, mas todos tbm gostam muito de uma sessão só de interpretação, desde que seja divertida, é claro.

  4. Ótimo artigo mestre Franciolli, realmente como fica interessante ajudar as seções com emails periódicos. Na minha mesa, que é todo domingo cerca de 4-6 horas eu contei toda a história de uma guerra que estes participaram na semana em quatro emails com ilustrações e tudo mais, e acredite fez “o” sucesso! Para quem não pode se reunir tanto tempo, mas quer jogar e principalmente não perder o contato com os colegas essa é uma ótima opção!Além disso, o uso de efeitos dos terrenos em combate é sempre bem apreciado pelos jogadores e utilizar mais desafios de perícia torna os combates mais esperados (cria expectativa) e as vitórias mais importantes.Dessa maneira uma campanha inteira baseada em espionagem, troca de informações, sequestros e tramas envolventes pode ser montada culminando em batalhas épicas por dinheiro e poder, fama e influencia.

  5. Franciolli Araújo

    O Dmitri colocou um aspecto interessante e você colocou outro. Rolar cenas de interpretação por e-mail talvez não seja a solução, mas existem muitas coisas que podem ser feitas individualmente, mas que devido a impossibilidade de mestre/jogadores encontrarem-se antes da sessão, seria bem melhor serem feitas por e-mail.Algumas cenas, inclusive, poderiam ser melhor aproveitadas por e-mail, como uma forma de gerar o interesse dos jogadores e fomentar uma participação mais efetiva deles na mesa.

Deixe uma resposta