Há alguns anos eu relatei no artigo A Primeira Missão como Mestre, como comecei a mestrar e falei um pouco sobre o First Quest, um livro vendido em bancas de jornais na década de 90, que com certeza foi a porta de entrada para inúmeros jogadores no Brasil.

Das quatro aventuras apresentadas no conjunto, a última delas, Sob a Montanha do Medo deixa espaço para que o mestre iniciante a amplie, criando aventuras próprias a partir dali, seguindo as orientações das aventuras prévias – uma mão na roda, devo admitir.

A primeira aventura, intitulada A Tumba de Demara, é sem duvida uma das minhas preferidas, e curiosamente esta foi a única aventura do módulo que joguei, tendo atuado como mestre nas aventuras seguintes, e nunca mais retornei a ela, embora sempre faça leituras da mesma e me pergunte como seria essa aventura em outros sistemas, incluindo o D&D 5E, por exemplo.


A aventura começa com os personagens na taverna Dragão Vermelho, um lugar agitado com pessoas bebendo, jogando dardos, música tocando e sabe como é… entediados, até mesmo buscando briga com os camponeses locais.

Um arauto, contudo, salva o dia, informando que uma terrível tragédia se abateu sobre o local e o grande mago Nethril está em busca de bravos heróis para resolver esse problema, mas ele não facilita e não informa o que pode ser, apenas diz que quem for bravo o suficiente deve segui-lo até a torre do mago.

Eu imagino que se você é um aventureiro e está entediado, ir até a torre do mago é uma boa, mesmo que seja só pelo passeio.

Na torre, os personagens são informados pelo mago Nethril que um Lorde Elfo chamado Taran partiu a dois dias em uma missão secreta às ruínas do Castelo de Demara e ainda não retornou. Como todo bom otimista, ele acredita que o elfo sofreu um fim trágico, mas está muito preocupado pois antes de partir, Taran falou sobre um ogro e uma tal de orbe cantante, que em mãos erradas poderia trazer escravidão para todo o reino.

O “poderoso” mago Nethril.

Hoje em dia eu me pergunto se no lugar de Nethril, eu empregaria uns estranhos desocupados que estavam puxando briga na taverna e lhes daria a chance de chegar perto de um objeto que ameaçaria a todos no reino, mas na época isso soava divertido.

Pois bem, os arruaceiros aventureiros topam e podem até barganhar, afinal, 100 moedas de ouro é pouco (desde aquela época) e com as palavras certas (não se faziam testes para isso), é possível conseguir até 200 moedas de ouro pelo serviço.

Algumas perguntas que podem ser respondidas pelo mago são:

  • Como é o elfo Taran;
  • O que ele sabe sobre o Orbe;
  • O que é o Castelo Demara.

Se a conversa degringolasse para qualquer outra pergunta, o mago simplesmente diria que eles tinham que se apressar para encontrar o mago Taran.

Venhamos e convenhamos, depois de um tempo, você não se vê muito interessado em Taran, você quer saber quem é Demara e o que é o orbe.

Demara era um mago que lutava pelo bem e o orbe é um orbe dos dragões, um item mágico capaz de transformar PESSOAS em DRAGÕESeu pesquisei e eles não são os mesmos orbes de Krynn.

Será que algum jogador, interpretando um personagem de primeiro nível se sentiria tentado a ficar com a orbe para descobrir os seus poderes? Não!

Outra coisa que hoje me chama a atenção (hoje em dia, claro), é o fato de uma aventura com 20 páginas e 13 salas (com muito espaço de texto lateral), apresentar nada menos do que 14 monstros diferentes, o que me faz pensar que os autores queriam impressionar os novatos no hobbie fazendo-os lutar com o máximo número de criaturas em uma única tarde.

Quando leio a aventura e ouço as faixas de áudio que vinham em um CD, me sinto transportado para a época que jogávamos RPG na casa dos amigos por dias a fio (não eram somente horas, eram dias) e essa lembrança dos bons tempos me faz querer adaptá-la (como escrita) para dois sistemas diferentes (D&D 5E e Mythras), na expectava de vislumbrar diferenças nos procedimentos dos jogadores, uma vez que os níveis de letalidade podem variar.


Lá no começo do texto eu disse que A Tumba de Demara é a minha preferida das quatro apresentadas no módulo, mas eu não disse que elas eram boas.

Bem. Vou continuar escrevendo essa adaptação da aventura. Quem sabe ela não rola um dia?

E vocês. Tem alguma aventura que jogaram lá no comecinho de sua apresentação ao hobbie e que adaptaram para outro sistema? Em caso afirmativo, deixe nos comentários qual aventura e para qual sistema adaptou. Caso negativo, deixe algum comentário. Nós apreciamos muito.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.