Ao longo dos anos, publicamos nas várias encarnações espirituais do atual Dados Místicos, alguma coisa sobre o movimento OSR, embora ele nunca tenha sido o nosso foco principal.

Neste artigo vamos falar sobre Caves & Hexes (C&H), o primeiro retroclone brasileiro.

Hoje, se procurarmos referências sobre o movimento OSR em português, teremos muito material para ler e muitos grupos interessantes onde discutir e criar, em comunidades que não param de crescer.

O Diogo Nogueira (não confundir com o cantor), autor do blog Pontos de Experiência e de alguns RPGs como Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros e Solar Blades & Cosmic Spells puxou o movimento por um bom tempo e seu entusiasmo, sem dúvida, contribuiu para a tradução – de fato e de direito – do Dungeon Crawl Classic (DCC), um legítimo representante do movimento OSR para o nosso bom e velho português.

No Brasil, até a publicação do DCC RPG em 2017, as únicas experiências genuinamente old school disponível em nosso idioma, eram a caixa preta do D&D ou o D&D da Grow, publicado em 1993, como relata o DM Quiral no artigo D&D da Grow, no Mundos Colidem, o Old Dragon da Buró Brasil e o Foices & Feitiços do Marcelo Paschoalin (2016).

No episódio 06 do podcast Café com Dungeon, lançado em 26/03/2018, Rafael Balbi e Carlos Silva falam sobre RPG Old School, e dão a tônica do que o podcast se tornará. Na opinião deste que vos escreve, o podcast se tornou a maior referência sobre old school na língua portuguesa, trazendo discussões e aprofundamentos sobre essa forma de jogar, embora ainda não houvesse a produção de conteúdo na forma escrita.

No episódio 535, cerca de um ano e dois meses depois daquele episódio 06, o Café com Dungeon apresenta o Caves & Hexes, um retroclone, cuja proposta, segundo os autores, é:

Emular o estilo de jogo contido em RPGs do início dos anos 1980, embasados na “Open Game License 1.0a” da Wizards of the Coast, mas com uma ousada (ainda que modesta) proposta: realizar um alinhamento aos conceitos trazidos por Matt Finch em seu “A Quick Primer for Old School Gaming”.
– Caves & Hexes

O Quick Primer foi traduzido pela Aline Terumi, Carlos Silva e Rafael Balbi com o titulo Uma Rápida Introdução ao Estilo de Jogo Old School e está disponibilizado gratuitamente para download.

O SRD do C&H segue um padrão parecido ao Old School Essentials (versão em português por Dados Místicos, aqui), no qual também se inspira, mas alguns ajustes nas regras podem tornar a experiência de jogo, um pouco diferente de outros retroclones.

A releitura dos sistemas que serviram de base para o C&H prioriza alguns pontos muito discutidos na comunidade OSR:

O resultado dos dados é soberano

Se um teste é feito, os resultados obtidos nos dados devem ser considerados, sempre. Nada de mudar os resultados para ajustar a um curso de ação desejado. Lembre-se, a narrativa é emergente e os elementos de mecânica do jogo devem se integrar ao ecossistema narrativo.

Testes de Moral são obrigatórios

Os testes de Moral definem, dadas algumas circunstâncias, como as criaturas que estejam engajadas em combate reagem caso sejam confrontadas com forças superiores, ou que pelo menos consigam resultados mais favoráveis para seu lado.

No C&H o teste é feito sempre que o primeiro aliado morrer e em seguida quando metade do lado aliado for morto ou ficar incapacitado. Uma falha no teste significa que os remanescentes fogem ou se rendem.

Os testes de Reação

Eu sou particularmente fã das jogadas de Reação, que basicamente significa a forma como uma criatura reage aos personagens e cujos resultados tem que ser traduzidos para a narrativa, ali, na hora.

O modificador de Reação do Carisma do personagem tentando a interação é muito importante e Carismas altos podem fazer com que a criatura, pelo menos, não ataque imediatamente o seu personagem.

As outras premissas

Outras premissas do jogo são intrínsecas do OSR, como o diálogo entre mestre e jogadores. Uma vez que o jogo não dispõe de perícias – embora existam algumas habilidades – para serem testadas e testes de Atributo não são considerados, nem mesmo como regra opcional, entender o ambiente e interagir com ele, é fundamental e isso só é possível através do diálogo dos jogadores com o mestre.

Os personagens são de certa forma frágeis, portanto, os combates tendem a ser mortais. Evitá-los ou conseguir vantagens antes que uma batalha aconteça é uma premissa fundamental do sistema.

Outro ponto importante é no que diz respeito ao gerenciamento de recursos. Vai em uma aventura? Cuidado com a quantidade de água, comida e tochas que carrega, bem como as ferramentas que leva. Isso determinará suas chances de sobrevivência.

Sobre classes e raças

O C&H, assim como as primeiras edições de D&D, considera que anões, pequeninos e elfos possuem suas próprias habilidades, não pertencendo a uma classe específica. As classes (Clérigo, Guerreiro, Ladrão e Mago) são exclusivas dos humanos.

No C&H o Guerreiro e o Ladrão são ligeiramente diferentes, quando considerando outros sistemas, como o OSE, por exemplo.

O Guerreiro possui uma distribuição mais homogênea de sua capacidade de luta com o passar dos níveis. Já o Ladrão teve algumas habilidades que soavam dissonantes – aquelas testadas em termos percentuais – removidas completamente e substituídas por uma única habilidade chamada ladinagem.

Anões, Elfos e Pequeninos possuem limitações de níveis: 12, 10 e 8 respectivamente. Clérigo, Guerreiro, Ladrão e Mago podem avançar até o 14º nível e todos eles estão disponíveis no SRD disponível online, de forma que é só acessar e jogar.

Será que o Caves & Hexes é para mim?

Uma pergunta difícil, cuja resposta dependerá de inúmeros fatores, principalmente relacionados ao tipo de aventura que você deseja experimentar.

Se você quer algo mais heroico, com personagens com muitos poderes e que estão sempre prontos a salvar o mundo todos os dias pela manhã, talvez seja melhor escolher outro sistema. Caso você deseje aventuras mais mundanas, focadas em exploração e onde a gestão de recursos pode significar a diferença entre a vida e a morte de seu personagem, aconselho que considere fortemente o Caves & Hexes.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.