Este artigo contém todo o material interessante que encontrei na internet sobre o Burning Wheel. Irei mantê-lo atualizado com novas adições sempre que encontrar mais conteúdo interessante.

Livros

O sistema tem apenas dois livros publicados na sua última edição, e ambos estão disponíveis para compra.

  • Burning Wheel Gold Revised –  o livro básico e a única coisa que você realmente precisa ter para jogar, além de muitos d6. O livro pode ser comprado na loja oficial, que é mais barato mas o frete é caríssimo, ou na Amazon americana, com um frete muito mais em conta.
  • Burning Wheel Codex – o códice é um apanhado do material publicado nos livros da edição antiga do Burning Wheel. Ele traz comentários sobre as regras, novos sistemas de magia e raças adicionais como os elfos negros, aranhas e trolls. Na minha opinião vale muito a pena nem que seja só pelos comentários, que originalmente foram publicados no Adventure Burner. Da mesma forma que o livro básico, ele pode ser comprado na loja oficial ou na Amazon americana.

Nota sobre edições: A atual edição do Burning Wheel é a Gold, lançada em 2011. Em 2019 foi lançado o Burning Wheel Gold Revised, que tem algumas poucas mudanças de regras. No geral as duas edições – Gold e Gold Revised – são 100% compatíveis. A edição anterior é a Revised de 2005, e o conteúdo do livro básico é separado em dois livretos vendidos juntos. Os suplementos publicados anteriormente foram: Monster Burner (regras para criação de monstros e raças jogáveis), Magic Burner (novos sistemas de magia e lifepaths para magos), Adventure Burner (explicação e comentário das regras e aventuras introdutórias), The Blossoms are Falling (ambientação do japão feudal para o BW:R) e Burning Sands: Jihad (adaptação de Duna). Todos estes suplementos estão esgotados há anos, e é muito difícil encontrá-los à venda. Boa parte do conteúdo do Adventure Burner e do Magic Burner, e uma parte do Monster Burner foram adaptados para a nova edição no Codex.

Actual Play

Desde que o Critical Role popularizou o streaming de sessões de RPG, está ficando cada vez mais fácil encontrar vídeos de grupos jogando Burning Wheel. O que é excelente, pois não tem maneira melhor de ver o sistema em ação do que ver os grupos se confundindo com utilizando as regras. Eu não assisti todas as séries, então não posso opinar sobre a qualidade do conteúdo.

Videos

  • Fire in the Garden – Duas pessoas discutindo em minúcia cada regra do sistema. Extremamente recomendado, embora a qualidade de áudio não seja a melhor. Minha inspiração para a série de artigos apresentando o sistema.
  • Why I Love Burning Wheel – Adam Koebel* apresentando o sistema e o que o torna seu sistema favorito.
  • Burning Wheel Review – um vídeo de 2 horas (!!!) em que o grupo inteiro analisa o sistema indo capítulo por capítulo do livro. Vale a pena assistir pois é uma visão de quem acabou de terminar uma campanha e pode falar com muita propriedade do que eles gostaram e do que não gostaram.

* Adam Koebel recentemente foi cancelado devido a uma cena de mal gosto em um jogo dele. Você pode ler mais em um excelente artigo do Polygon que resume toda a situação, e então decidir se deve ou não assistir o conteúdo dele.

Criação de Personagem

Este merece uma categoria à parte: Charred Black é um construtor online de personagem. Você ainda vai precisar do livro para consultar os traits e perícias, porém facilita demais a criação de personagem.

Links

Downloads

Compartilhe:
Escrito por Pedro Leone
Stay a while and listen!