Saudações, aventureiros e aventureiras.

Por razões que eu mesmo desconheço, vez por outra me pego conversando sobre o D&D quinta edição. Como eu acompanhei ele desde o primeiro documento de playtest quando ele ainda se chamava next, até o momento que decidi que ele não tinha mais aquilo que eu esperava de um jogo – e tenho me questionado por isso também.

Em uma discussão que participei, lancei a questão de que retirar alguns poderes da quinta edição o deixaria mais parecido com edições anteriores, tornando-o mais mortal.

Daí resolvi fazer uma brincadeira. Criei um personagem usando o método tradicional dos sistemas old school – jogar 3d6 na ordem para cada um dos atributos – e fiz uma progressão dos bônus base de ataque, e bônus para ataque corpo a corpo e a distância para alguns sistemas.

Os valores de atributos

Força: 16
Destreza: 08
Constituição: 13
Inteligência: 09
Sabedoria: 07
Carisma: 10

Os sistemas

Para o meu teste usei alguns sistemas que tenho mestrado/jogado ou com o qual possuo algum envolvimento no momento.

AD&D 2ª Edição (comecei a jogar com ele)
Swords & Wizardry (S&W – um dos meus sistemas preferidos)
Old School Essentials (OSE – traduzindo o seu SRD)
Lamentations of the Flame Princess (LotFP – excelente jogo)
Dungeons & Dragons 5E (D&D 5E – afinal, minha birra é com ele)

Os níveis

Para que a comparação ficasse justa, eu precisaria expandir essa comparação ao longo dos níveis. Escolhei os seguintes:

Nível 1: onde todos começam.
Nível 5: um nível intermediário para muitos jogos.
Nível 10: alguns sistemas como o LotFP terminam a progressão nesse nível, alguns, como o OSE vão um pouco mais além.

A tabela

A tabela que eu vou apresentar adiante contém as informações de Bônus Base de Ataque, Ataque Corpo a Corpo e Ataque a Distância para os níveis. Embora alguns dos sistemas também utilize a matriz de combate, me restringi ao sistema de CA Ascendente para todos.

No primeiro nível é nítida a diferença entre os bônus de ataque. O D&D 5E oferece o mesmo bônus de ataque do LotFP, mas como os modificadores de atributo são ligeiramente diferentes, a quinta edição permite que inicialmente tenhamos personagens mais fortes.

No quarto nível, no D&D 5E, o nosso guerreiro ganha +2 em um atributo, que ele vai, evidentemente, usar para aumentar sua Força, saindo de 16 [+3] para 18 [+4], que somado ao seu bônus de proficiência de +3, deixa um total de +7 para ataques corpo a corpo no quinto nível.

No quinto nível, em termo de bônus base, o D&D 5E se equipara a sistemas como o S&W e OSE e já é suplantado pelo AD&D 2ª e LotFP.

No 10º nível, o nosso personagem em D&D 5E já teve mais dois ganhos de atributos (níveis 6 e 10), ficando com Força 20 e Destreza 10, o que vai melhorar ainda mais os seus bônus de ataque.

Como é possível notar, ele é menor que os bônus de D&D e do LotFP, uma diferença que varia entre 3 e 6 pontos, e mais ainda se comparado com o AD&D 2ª. Mesmo o S&W e o OSE superam os bônus base de ataque e os valores de ataque a distância do personagem.

Reflexões

É claro que é preciso refletir sobre outros elementos do jogo, mas quando analisamos exclusivamente o bônus de ataque, mesmo com o aumento dos valores de atributos, o D&D 5E oferece valores um pouco mais modestos que os demais sistemas.

Confesso que fiquei surpreso com o empate, em todos os níveis, do OSE e S&W, justamente por se basearem em diferentes versões do D&D (B/X e D&D 0e, respectivamente), assim como também me surpreendeu esses valores para o D&D 5E, o que pode me levar a quem sabe, analisando outras características, voltar a olhar para ele com outros olhos.

Algumas outras considerações, ainda pertinentes a esses números, espero ver surgirem nos comentários.

Até a próxima.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.