Saudações, aventureiros!

As regras para carga e sobrecarga estão presentes em muitos RPGs, e embora sejam ignoradas algumas vezes (ou na maioria das vezes), alguns estilos de campanha, mestres e mesmo jogadores, gostam de ver seus efeitos na mesa.

Em muitos RPGs a carga é uma medida exclusiva da massa do item. Em outros, além da massa, o volume influi bastante. Em Mythras:

A carga representa tanto a massa quanto o volume de um item. Quanto maior o valor da carga, mais difícil será carregá-lo.

Mythras, p. 77

Os personagens podem carregar uma carga total (CRG) igual a FOR x2 com relativa facilidade. As roupas usadas no dia-a-dia não contribuem para essa carga, mas as armaduras sim.

Se a CRG suportada exceder FOR x2, o personagem passa ser considerado carregado, e sofre os seguintes efeitos:

– Perícias baseadas em FOR ou DES (incluindo perícias de combate) se tornam um nível mais difíceis.

– A Taxa Básica de Movimento é reduzida em 2 metros e o personagem não pode mais disparar (corrida de curta distância).

– Transportar a carga conta como uma atividade Média para propósitos de Fadiga.


Um personagem sobrecarregado desta forma, que tivesse que lutar teria uma certa dificuldade. Supondo que ele tivesse 70% em seu Estilo de Combate, enquanto estivesse com a carga, lutaria com um valor de 47%, considerando que a rolagem passaria a ser Difícil. Além disso, se for perseguido, 2 metros a menos em sua taxa de movimentação pode fazer uma grande diferença.


Se a carga transportada exceder FOR x3 o personagem é considerado sobrecarregado, sofrendo os seguintes efeitos:

– Perícias baseadas em FOR ou DES se tornam dois níveis mais difíceis.

– A Taxa Básica de Movimento é reduzida a metade e o personagem não pode mover-se mais rápido do que a velocidade de uma caminhada.

– Transportar a carga conta como uma atividade Extenuante para propósitos de Fadiga.

Nenhum personagem pode transportar uma CRG maior do que FOR x4, seja pela massa ou pelo volume serem grandes demais, podendo ser carregados apenas por uma curta distância.


Um personagem sobrecarregado estaria realmente encrencado se tivesse que lutar. Considerando ainda o nosso amigo com 70% em Estilo de Combate, se estivesse sobrecarregado, seu valor de perícia seria reduzido para 35%. Além disso, os efeitos, mesmo de um combate rápido seriam demasiadamente desgastantes devido a Fadiga.


Embora as armaduras possam ajudar muito em combate, reduzindo as chances de ser ferido, elas tendem a prejudicar a Iniciativa, em alguns casos impedem o personagem de mover-se a uma velocidade maior do que a de uma caminhada, e ainda sobrecarregam o personagem com o seu peso.

O quanto uma armadura conta sobre a Capacidade de Carga de um personagem, depende de se ela está sendo vestida ou carregada.

– Se estiver sendo vestida, apenas metade da CRG da armadura conta para a Carga Total.

– Se estiver sendo carregada, o valor total da CRG é contada para a Carga Total.


Ao cruzar um deserto quente e árido, um guerreiro veste roupas confortáveis e carrega sua armadura (ele está sem montaria), uma meia armadura de placas (CRG 4). Enquanto estiver carregando a armadura, ela representará os 4 pontos de CRG. Quando vesti-la, ela representará apenas 2 pontos.


Vestida, o peso da armadura fica distribuída pelo corpo, diminuindo a relação entre peso e volume do referido equipamento.

Mas ainda temos aqueles itens pequenos, que não possuem valores definidos de CRG, e que as vezes faz o sujeito pensar que pode levar o quanto quiser sem ser penalizado, como por exemplo, kits de primeiros-socorros (CRG 0). Para itens como esses, 20 deles transportados contam como 1 CRG.

Além disso, caso seja necessário, é possível fazer uma correlação entre CRG e TAM, fazendo 3 CRG iguais a 1 TAM, uma relação que pode mudar, caso os objetos sejam mais ou menos densos.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.