Saudações, aventureiros e aventureiras.

No artigo de hoje vou criar um personagem guerreiro para exemplificar a criação de personagens em Mythras, usando o Mythras Imperativo, traduzido pela Macaco Dumal e disponível gratuitamente no Dungeonist.


Conceito do Personagem

A ideia é criar um guerreiro adulto, proveniente das Terras dos Vales, em Faerûn, que se viu cercado por brumas e agora encontra-se perdido em Ravenloft.


Características & Atributos

Gosto de usar a distribuição por pontos na criação do personagem, utilizando a distribuição de 75 pontos, sugerida na página 6 do Mythras Imperative.

Dessa forma, o nosso guerreiro terá os seguintes valores:

FOR: 15
CON: 10
TAM: 14
DES: 10
INT: 10
POD: 08
CAR: 08

Pontos de Ação: 2
Modificador de Dano: +1d2
Modificador de Experiência: 0
Taxa de Cura: 2
Pontos de Vida: Pernas (5); Abdômen (6); Peito (7); Braços (4); Cabeça (5).
Iniciativa: 10
Pontos de Sorte: 2


Cultura

O personagem é oriundo de uma cultura civilizada, logo, pode inicialmente distribuir 100 pontos (mínimo de 5 e máximo de 15) em perícias básicas e profissionais, sendo que nesta última, o jogador só pode escolher três das perícias listadas.

Perícias Básicas: Condução, Dissimulação, Força de Vontade, Influência, Intuição, Local, Ocultação.

Além disso, o jogador também pode escolher um Estilo de Combate cultural.

Espera-se que um guerreiro nas Terras dos Vales sejam treinados em Espadas, Escudos e Adagas, logo, essas serão as armas que comporão o Estulo de Combate dos Vales.

Perícias Profissionais: Arte (qualquer), Comércio, Etiqueta, Ofício (qualquer), Idioma (qualquer), Manha, Música, Saber (qualquer).

O personagem teve que aprender a conduzir uma carroça (Condução), exercitar sua força de vontade, bem como confiar em seus instintos (Intuição), saber identificar plantas e animais (Local). Fui introduzido em um estilo de combate e aprendeu um pouco sobre o ofício da ferraria (ofícios), e como negociar seus produtos (comércio) e música.

No total são oito perícias, que ele distribui da seguinte forma:

Condução: +10; Força de Vontade: +15; Intuição: +10; Local: +15; Estilo de Combate: +15; Ofícios (ferraria): +15; Comércio: +10; Música: +10


Profissão

O personagem escolheu o caminho da espada, e como profissão escolheu Guerreiro, logo, pode distribuir 100 pontos (mínimo de 5 e máximo de 15) em perícias básicas e profissionais, sendo que nesta última, o jogador só pode escolher três das perícias listadas.

Perícias Básicas: Atletismo, Desarmado, Evasão, Musculatura, Tolerência.

Estilo de Combate (Estilo Militar), Estilo de Combate (Cultural).

Perícias Profissionais: Apostas, Engenharia, Ofícios (qualquer), Oratória, Saber (Estratégia e Táticas), Saber (História Militar), Sobrevivência.

Como um guerreiro, o personagem desenvolveu habilidades em Atletismo, Desarmado, Evasão, Musculatura e Tolerência. Ficou ainda com o Estilo de Combate Cultural (podendo aumentá-lo), e nas perícias profissionais treinou Ofícios (Ferraria), Saber (Estratégia e Táticas) e Sobrevivência.

A distribuição dos pontos fica assim:

Atletismo: 10; Desarmado: 10; Evasão: 10; Musculatura: 15; Tolerência: 10; Estilo de Combate Cultural: 15; Ofícios (Ferraria): 10; Saber (Estratégia e Táticas): 10; Sobrevivência: 10.


Agora vamos ver todas as perícias nas quais o personagem investiu pontos, até agora:

Perícias Básicas

Atletismo: 10; Condução: +10; Desarmado: 10; Evasão: 10; Força de Vontade: +15 Intuição: +10; Local: +15; Musculatura: 15; Tolerência: 10.

Estilo de Combate

Estilo de Combate (Vales): +30

Perícias Profissionais

Comércio: +10; Música: +10; Ofícios (Ferraria): 25; Saber (Estratégia e Táticas): 10; Sobrevivência: 10.

Bônus

Os pontos bônus são usados da seguinte forma:

a) Permitem que o personagem escolha um novo Estilo de Combate ou Perícia Profissional, refletindo um passatempo ou área de interesse;

b) Os pontos são distribuídos entre quaisquer perícias que o personagem já tenha; aumentando cada perícia em 1% para cada ponto investido. Nenhuma perícia pode receber mais pontos do que a quantidade indicada na tabela de idade (nesse caso, 15 pontos)

c) Salvo pela perícia opcional de passatempo ou de área de interesse, nenhum ponto pode alocado em Estilos de Combate ou Perícias Profissionais que não tenham sido aprendidas como parte de sua Cultura ou Profissão.

Tendo essas orientações como base, temos 150 pontos para distribuir entre as todas as perícias básicas, as perícias profissionais que escolhemos como parte da cultura e da profissão, os estilos de combate escolhidos como parte da cultura ou profissão, podendo ainda escolhermos uma perícia profissional ou estilo de combate como parte de um passatempo ou área de interesse.

O nosso guerreiro desenvolveu um interesse especial por magia, tendo aprendido a Perícia Profissional Magia, como área de interesse, distribuindo os 150 pontos da seguinte forma:

Atletismo: +15; Condução: +2; Evasão: +10; Força de Vontade: +9; Intuição: +2; Local: +15; Musculatura: +6; Tolerância: +15; Desarmado: +7; Estilo de Combate (Vales): +15; Comércio: +15; Magia: +7; Música: +2; Ofício (Ferraria): +10; Saber (Estratégias e Táticas): +10; Sobrevivência: +10.


Magia

O valor final da perícia Magia do personagem é 23. Ele conhece inicialmente 1/20 do valor da perícia em magias, logo, apenas 1 magia, que o personagem escolhe Lâmina Afiada, que tanto pode lhe ajudar em seu Ofício, quanto em combate.

A distribuição dos pontos de perícias finais podem ser vistos nesta planilha do Excel.


Como o propósito deste artigo era somente tratar da distribuição das perícias que compõe o personagem, vou ficando por aqui. No próximo artigo vou explorar as outras partes da construção do personagem, culminando com a sua ficha prontinha para jogar.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.