Ladrão sim, assassino não

Você já interpretou um personagem ladino? Acredita que um dos motivos que levam os jogadores a escolhê-lo é a quantidade de dano que ele pode provocar com um Ataque Furtivo? Estes personagens precisam ser assassinos frios e calculistas ou seria possível jogar com um ladino que não mata?

Ao longo dos anos já joguei com ladinos, e já narrei muitas mesas com personagens ladinos, e via de regra os jogadores atuam mais como assassinos do que como ladinos, mas este é um comportamento que parece ser esperado e mesmo encorajado nas mesas, afinal, porque causar tanto dano se não for para matar o inimigo e ganhar XP?

Na página 198 do Players Handbook do Dungeons & Dragons 5th Edition, temos o seguinte texto:

Knocking a creature out

Sometimes an attacker wants to incapacitate a foe, rather then deal a killing blow. When an attacker reduces a creature to 0 hit points with a melee attack, the attacker can knock the creature out. The attacker can make this choice the instant the damage is dealt. The creature falls uncounscious and is stable.

Um ataque pode incapacitar o inimigo ao invés de matá-lo, mas este ataque deve ser feito com uma arma branca, contudo, o que impede que um ataque, desferido por um ladino usando um arco ou uma besta, em um inimigo usando elmo, não possa incapacitá-lo?

Ou ainda, por que o dano não pode ser descrito, por exemplo, com o ladino acertando um lustre que cai sobre o inimigo?

Nesses casos, eu penso que a forma de descrever a cena é mais importante do que a aplicação direta da regra, afinal, não há nada na descrição do Ataque Furtivo (PHB, 96) que determine que o dano precisa ser letal.

Sneak Attack 

Beggining at 1st level, you know how to strike subtly and exploit a foe’s distraction. Once per turn, you can deal an extra 1d6 damage to one creature you hit with an attack if you have advantage on the attack roll. The attack must use a finesse or ranged weapon. 

You don’t need advantage on the attack roll if another enemy of the target is within 5 feet of it, that enemy isn’t incapacitated, and you don’t have disadvantage on the attack roll. 

The ammount of extra damage increases as you gain levels in this class, as shown in the Sneak Attack collumn of Rogue’s table.

As armas com a propriedade Finesse podem utilizar o bônus de Destreza ao invés do bônus de Força nas jogadas de ataque e dano. As armas que possuem essa propriedade são: Adaga, Dardo, Rapieira, Cimitarra, Espada Curta e Chicote.

Com as espadas é possível pensar no dano sendo executado com o cabo da arma, enquanto que com o chicote, imagino a arma sendo enrolada no pescoço do adversário.

É RPG, então é usar a imaginação e pensar na forma como o dano do Ataque Furtivo poderia ser utilizado para incapacitar os adversário, ao invés de matá-lo, pois nem todo ladino precisa ser assassino.

Categorias: Jogos de RPG

Tagged as: , , , , ,

6 comentários »

  1. Bom eu também penso que um ladino não precisa mata seu inimigo toda vez que atacar, porém quando os jogadores efetuam a sua ação (principalmente o ataque furtivo) fica muito nas mãos desse jogador o pode de escolher como vai fazer o ataque…. Olhando dessa forma, acho extremamente difícil um jogador pensar em apenas apagar seu adversário ou deixa-lo inconsciência (a não ser se for para leva-lo a um reintegratório) quando tem a oportunidade de neutraliza-lo, hoje os conceitos, as divergências e os modos de jogar vêm gerando muitas duvidas da forma como usar tal personagem…. ou interpretar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aos autores se me permitem a critica, acredito que o texto ficaria mais rico e extenso, caso fossem realizadas comparações com outras classes de ladinos,e assassinos,em outros sistemas. Mostrando que há diversas interpretações deste “ofício”, e de que forma essas outras formas de se jogar sao tratadas, a correlação entre a classe e raças tambem, como os atributos principais para a classe afetam o modus operanti da maioria dos ladinos, e etc.
    Fui no texto procurando uma reflexão sobre o assunto, e acabei nao achando isso. Desculpa

    Curtido por 1 pessoa

    • Saudações, Bernardo.
      Seja bem vindo aos Dados Místicos, e obrigado pela sugestão.
      É sempre bom quando recebemos sugestões como a sua para melhorarmos os nossos textos e ainda trazer elementos que as vezes nos passa desapercebido.
      Sugestão anotada para um artigo futuro.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s