Saudações, aventureiros.

Como eu já havia reportado algumas vezes, Mythras tem sido o sistema de regras que melhor tem se adaptado às minhas propostas, desde uma adaptação de The Witcher, em Terra de Ninguém, até uma estória de Mythras, que narrei nas férias de 2018.

Após quase dez meses sem publicação, um hiato considerável, onde o único contato com o RPG foi a venda e doação de todo o meu acervo para amigos em Macapá, antes de minha mudança para o Centro-Oeste brasileiro, volto a me informar sobre o cenário rpgístico nacional e internacional, coletando novos materiais.

Minha primeira visita, como não poderia deixar de ser, é ao site do The Design Mechanism, produtora do Mythras e de várias ambientações que utilizam este sistema de regras. Vejo que a editora lançou recentemente o Mythras Character Creation Workbook, disponível gratuitamente no site da editora (baixe aqui) ou na DriveThruRPG pelo Pay What You Want, com valor sugerido de um dólar.

O livreto possui seis páginas. A capa apresenta uma bela ilustração que parece complementar a imagem de capa do Mythras Imperative, que já foi abordado no artigo sobre criação de personagens, aqui mesmo no blog.

A segunda página apresenta um sumário com as formas de determinar as características dos personagens (Str, Con, Dex, Pow, Cha, Int e Siz) e os atributos (action points, damage modifier, experience modifier, healing hate, hit points per location, iniciative bonus, magic points, movement e luck points), assim como um sumário da cultura, onde é possível observar as perícias padrão, profissionais, estilos de combate e paixões por cultura (barbarian, civilised, nomadic e primitive).

Interessante verificar a apresentação de uma regra opcional para a quantidade de pontos de ação, que pode ser fixado em dois ou três, para todos os personagens, independente dos valores de IntDex da personagem .

A terceira página apresenta o sumário de carreiras, apresentando as perícias padrão e profissionais disponíveis para cada carreira.

Uma planilha de alocação de perícias é apresentada na quarta página, onde os jogadores podem assinalar as perícias escolhidas e valores finais de cada uma das perícias.

A quinta e a sexta página trazem uma versão de ficha de personagem, preenchidas com as informações da ficha de alocação de perícias.

* * * * *

Quem já jogou Mythras vai sentir uma grande diferença no tempo de criação das personagens, que já chegou a frustrar alguns jogadores aos quais apresentei ao sistema. Quem nunca jogou Mythras, mas já jogou outros RPGs, provavelmente nem vai sentir a diferença no tempo de criação. Para mestres que precisam fazer fichas rapidamente para encontros, o recurso é essencial.

O produto é muito bem vindo e é essencial para mestres e jogadores que se aventuram em Mythras. Eu só espero que em breve, eles lancem algum recurso para automatização mais eficiente para a criação de personagens, seja ele uma planilha eletrônica, aplicativo ou página web.

Até a próxima.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.