Saudações leitores, e sejam bem-vindos ao Dados Místicos, um espaço criado para falar de RPG (roleplaying game) e tudo que a ele se associa – por mais improvável que essa associação possa parecer.

Embora estejamos inaugurando este espaço agora, não podemos negligenciar as nossas produções passadas, por essa razão, o Dados Místicos também funcionará como um repositório dos artigos que publicamos nos últimos anos, um histórico de quase dez anos de caminhada.

Ao falar no plural, me refiro a mim (Franciolli Araújo) e ao Pedro Leone, com quem tive a grata satisfação de escrever nos já falecidos Paragons e ForjaRPG, no auge do Dungeons & Dragons 4ª Edição e boom dos RPGs indie no Brasil.

Após alguns anos nos dedicando a projetos pessoais, nos reunimos novamente, e o que seria apenas o projeto de um Podcast, transformou-se, pela força da tempestade de ideias que seguiu-se para a escolha do nome do Podcast, também no projeto deste blog.

Atualmente vinha publicando no blog Diário de Campanha (que está sendo fechado), aonde registrava minhas experiências, principalmente aquelas voltadas ao teste de sistemas que venho realizando em um projeto que visa, principalmente, a formação de narradores e a disseminação do RPG como ferramenta lúdica e didática na instituição na qual trabalho.

O Pedro Leone, por sua vez, vinha registrando suas experiências no Covil do Delibriand e no canal do Youtube aBoard Games, onde ele e a Mari (sua esposa) faziam excelentes resenhas de jogos de tabuleiro. Eles também possuem um perfil no Instagram onde mostram o que veganos comem, deixando seus seguidores com água na boca.

Dados Místicos é uma oportunidade que não poderia se perder. Associa diretamente o instrumento que mais tem sido utilizado nos jogos de RPG para determinar as consequências de uma ação; a aura quase mágica do mais antigo RPG publicado e claro, um começo ou recomeço, pois, atire a primeira pedra quem nunca, ao jogar com um mago de primeiro nível, não escolheu a magia Mísseis Mágicos, traduzido no Advanced Dungeons & Dragons 2ª Edição, como Dardos Místicos, uma das magias mais icônicos do Dungeons & Dragons.


Dardos Místicos
Evocação
Alcance: 60 metros + 10 metros / nível
Componentes: Verbal e Gestual
Duração: Instantânea
Tempo de Execução: 1
Área de Efeito: 1 ou mais criaturas em um cubo de 3 metros de aresta
Resistência: Nenhuma

Dardos Místicos cria até cinco dardos de energia, que são lançados das pontas dos dedos do mago, e acertam seus alvos. Isso inclui criaturas inimigas em combate corpo a corpo. As criaturas selecionadas como alvos precisam ser vistas ou detectadas para serem atingidas, o que permite que uma boa cobertura, como seteiras, torne a magia ineficiente. Da mesma forma, o mago também precisa identificar o alvo a ser atingido. Ele não pode mandar um dardo acertar “o comandante da legião”, a não ser que ele consiga, entre os soldados que vê, discerni-lo. Objetos inanimados, como fechaduras, não sofrem nenhum dano com esta magia, e a tentativa de designá-los como alvo desperdiça os dardos. Partes específicas de uma criatura também não podem ser definidas como alvos. Contra criaturas, cada dardo inflige 1d4+1 pontos de dano.

O mago, no 1º nível de experiência, tem um dardo, ganhando um dardo extra a cada dois níveis, ou seja: no 3º nível, ele tem dois dardos; no 5º nível, tem três dardos; no 7º nível, tem quatro dardos, até o máximo de cinco dardos no 9º nível de experiência. Se o mago tem mais de um dardo, ele pode escolher entre alvejar com todos os dardos uma só criatura, ou dividi-los entre vários alvos, da maneira que desejar.

Livro do Jogador. Advanced Dungeons & Dragons 2ª Edição, p. 172. Editora Abril, 1995.


Além do blog e do Podcast (que estreará em breve), também estamos no Facebook com a página do Dados Místicos, aonde será possível acompanhar as nossas publicações e conferir sugestões de leitura, jogos, músicas, vídeo game, jogos de tabuleiro e muitas outras coisas relacionadas.

A casa ainda está sendo arrumada, mas já podem ir chegando, vendo o que temos em nosso menu e ir se servindo.

Os anfitriões estão sempre ávidos por uma boa conversa, portanto comentem, deixem sugestões e fiquem a vontade, lembrando-se sempre da cordialidade e do respeito.

Sejam bem vindos!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.