Em algumas semanas vamos começar mais uma fase do projeto Mundos de Dados & Papel, que consiste em apresentar o sistema de regras do Rules Cyclopedia em uma minicampanha utilizando o sistema hex crawl.

A seguir, detalhamos um pouco da cidade Água Ligeira (Swiftwater), situada no Vale dos Falcões (Valley of the Hawks).

A cidade de Água Ligeira quebra uma cadeia de colinas até as margens do rio. Ela é o maior assentamento da região, tendo começado como um posto comercial dos sulistas e crescido rapidamente com o comércio de madeira. A cidade é construída sobre amplos terraços fluviais que correm paralelos ao rio, sendo cada terraço conectado aos demais por grandes escadas, rampas e polias.

Mapa do Vale dos Falcões. A Cidade ocupa o hexágono 2213.

A cidadela ocupa a posição central na cidade. Ela é uma torre de três andares construída de pedras cinzas, em cujos parapeitos tremulam as armas da cidade-estado. A cidade é cercada por um muro alto de pedra cinza, pontilhada com muitas torres e um imenso portão flanqueado por estátuas gigantes entalhadas de malaquita verde.

A maioria das construções da cidade são feitas com tijolos vermelhos e telhados inclinados de cobre batido ou ardósia. Ela não tem templos nem sumo sacerdotes, mas uma centena de santuários concorrentes em que todos os deuses da região são representados por sacerdotes argumentativos que exibem seus poderes e riquezas para rebanhar os habitantes da cidade para seus templos para fazerem ofertas sempre que uma tragédia acontece.

Água Ligeira é um centro movimentado de comércio, seus habitantes ganhando a vida do comércio, madeira, gado e dos estabelecimentos especializados em bebidas e fumo que pontuam a beira do rio.

A cidade possui três companhias de homens de armas, cada uma com 100 lanceiros como defesa primária, além de guardas da cidade armados com bestas e um esquadrão de 20 cavaleiros trajando cotas de malha. O exército está sob o comando do Capitão Cunobar, um enviado das cidades-estado do sul.

Capitão Cunobar

A cidade é governada pelo Lorde Mayor Tarset, um político perspicaz que relutantemente serve seus mestres nas cidades-estado do sul. Ele deseja concentrar seu poder sobre o Vale dos Falcões e desenvolver sua cidade em pedágios fluviais entre o território do lago norte e a costa sul. Com suficientes riquezas e guerreiros, ele pode declarar-se um nobre palatino e reger o Vale dos Falcões como um príncipe.

Lorde Mayor Tarset, governante de Água Ligeira.

As irmãs de Tarset agem como suas inspetoras em algumas das vilas próximas e ele é aconselhado por Blaith, um erudito que serviu o pai de Tarset e instruiu o jovem Mayor em sua juventude.

Blaith, conselheiro.

A cidade também se vangloria dos serviços de Thonfur, um mestre armeiro anão.

Thonfur, mestre armeiro anão.


Foram feitas algumas alterações no texto, em virtude de um equívoco na tradução do termo hawk (falcão), que havia sido traduzido como águia (e apareceu no texto como água). Fiquei na dúvida de deixar gavião, que também ficaria muito legal.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.