Se existe um personagem em A Game of Thrones que ninguém gostaria de ter que enfrentar, com certeza esse sujeito é aquele conhecido como A Montanha.

Como um exercício de aprimoramento, imaginei as estatísticas de Gregor Clegane para o sistema Mytras e D&D 5E.


Acredito que nenhum outro personagem da série A Game of Thrones inspire mais medo do que A Montanha e isso faz com que muitos jogadores de D&D, por exemplo, tenham criado algum personagem guerreiro pensando na figura gigantesca do cavaleiro, capaz de empunhar sem prejuízos, uma montante em uma mão e um escudo em outra.

Gregor Clegane é fiel aos Lanisters e cumpre suas ordens com prazer e entrega totais quando o assunto é matar e violentar.

Abaixo, fazendo um exercício criativo, criei as estatísticas para A Montanha para os sistemas Mythras e D&D 5E.


MYTHRAS

Gregor “A Montanha” Clegane

For: 20; Con: 18; Tam: 21; Des: 10; Int: 10; Pod: 6; Car 8

Pontos de Ação: 2
Modificador de Dano: +1d8
Modificador de Experiência: -1
Taxa de Cura: 3

Altura: 2,06m; Peso: 182kg

Proteção / Pontos de Vida
Pernas: 8/8; Abdômen: 8/9; Peito: 8/10; Braços: 8/7; Cabeça: 8/8

Em batalha ele usa a mais pesada e espessa armadura de placa nos Sete Reinos. Sua armadura é tão pesada que nenhum homem comum conseguiria se mover com ela, muito menos lutar efetivamente, o tornando quase invencível em combate. Abaixo da placa, ele ainda usa cota de malha, couro fervido e uma camada almofadada. Ele também usa um elmo com uma estreita ranhura para poder enxergar, e no topo dele tem um punho de pedra. Gregor carrega um escudo de carvalho extremamente grosso, mostrando os três cachorros negros da Casa Clegane em um fundo amarelo.

Bônus de Iniciativa: 10
Pontos de Sorte: 1
Movimento: 6m

PERÍCIAS (%)

Atletismo: 80; Vigor: 91; Resistência: 86; Perception: 36; Cavalgar: 66; Combate Desarmado: 65; Vontade: 47; Tradição Militar: 30; Sobrevivência: 54

Estilo de Combate: 80 (Espada Longa, Escudo, Lança de torneio, Montante)

Espada Longa: 1d8 + 1d8
Lança: 1d10 + 2 + 1d8
Montante: 2d8 + 1d8
Escudo: 1d4 + 1d8


Por ser um NPC, as características dele podem ser ligeiramente melhores, contudo, me mantive fiel a distribuição de pontos recomendada para personagens de Mythras – pela idade, ele receberia +200 pontos de bônus, que poderia gastar em qualquer perícia.

Embora ele tenha acesso a todas as perícias básicas, coloquei apenas as mais relevantes, nas quais foram gastos pontos.

Em sua armadura poderosa, A Montanha tem a mesma proteção que um dragão neste sistema.

O seu bônus de dano é impressionante. Considerando, por exemplo, ele próprio, desferindo um golpe com sua montante e causando entre 3-24 pontos de dano. Mesmo que o desafiante esteja usando uma armadura, o dano poderia ser suficiente para matar um personagem com um único golpe, literalmente partindo-o ao meio.


DUNGEONS & DRAGONS 5E

Gregor Clegane

Humano Guerreiro 12 (Campeão)
Neutro e Mal

Str: 20 (+5)*; Dex: 10(0); Con: 17 (+3)*;
Int: 11 (0); Wis: 12 (+1); Cha: 8 (-1)
Athletics +9, Perception +5
*Saves

HD: 12d10+36 (112 pv)

CA: 21 (Plate + Shield + Defense) quando usa espada longa e escudo. Quando usando sua Great Sword CA 19.

Estilos de Luta
Great Weapon Fighting
Defense

Habilidades
Second Wind, Action Surge, Improved Critical (19-20), Extra Attack (3 attacks in a turn), Indomitable, Remarkable Athlete.

Ataques
Great Sword +9 (2d6+5)
Longsword +9 (1d8+5)


Segui as regras apresentadas no PHB 5E, mas A Montanha merecia um valor um pouco maior em Força, uma vez que ele é conhecido justamente devido a este atributo. Ainda assim, ele é um oponente formidável, mesmo não possuindo nenhuma arma ou peça de armadura mágica.

Seus ataques podem ser devastadores, considerando três ataques por rodada, cada um deles podendo causar entre 7-21 pontos de dano, dando uma média de 12 pontos de dano por golpe e 36 pontos de dano caso acerte os três ataques (nem vou considerar o crítico com 19 ou 20).


Esse foi apenas um exercício e pode até ser que eu não tenha conseguido fazer jus à Montanha que Cavalga em nenhum dos dois.

E vocês? Como fariam o grande Gregor Clegane em D&D? Ou quem sabe mesmo em Mythras?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.