Como mestre de D&D, desde os tempos do AD&D, nunca, em nenhuma das mesas nas quais já joguei ou mestrei, vi um jogador escolher o chicote para seu personagem.

Mas existem boas possibilidades no uso dessa arma em D&D 5E?

O chicote (whip) é uma arma marcial de combate corpo a corpo, que causa 1d4 pontos de dano por corte e tem as propriedades finesse e reach (alcance), o que significa que as jogadas de ataque podem ser feitas utilizando o bônus de Força ou Destreza e que os ataques atingem uma distância de mais 1,5m.

O dano do chicote é baixo, logo, não é uma boa opção para campanhas com foco em combate, utilizá-la é uma questão de estilo e que, com certeza, demandará um certo sacrifício por parte do jogador.

A única classe que consigo enxergar como capaz de beneficiar-se da propriedade do chicote, é o ladino, mas este não possui, naturalmente, perícia com armas marciais, sendo necessário portanto, o gasto de um talento para acessar as armas dessa categoria.

Para realizar tal façanha logo no primeiro nível, o jogador teria que escolher também um personagem humano com as características variantes, ou seja:

Aumento nos valores de habilidade. duas habilidades a sua escolha aumentam em um (1);
Perícias. você ganha proficiência em uma perícia de sua escolha;
Talento. você ganha um talento a sua escolha.

Com isso, o jogador escolhe o talento Weapon Master que garante os seguintes benefícios:

Aumento da Força ou Destreza em um (1) ponto, até um máximo de 20;
Proficiência em quatro armas (simples ou marciais) a sua escolha.

Já que o talento fornece proficiência em quatro armas, é bom escolher algumas armas que possam ajudar o personagem a desenvolver o seu ofício. Minha lista ficaria com as seguintes armas: chicote, besta pesada, zarabatana e rede.

A besta pesada é uma arma marcial de ataque a distância que causa uma boa quantidade de dano (1d10) a uma distância considerável, permitindo que o personagem possa desferir seus ataques buscando fazê-lo com vantagem. Além de bom com o chicote, o personagem ainda poderá crescer como um sniper.

A zarabatana é muito útil, principalmente quando o personagem dispara dardos envenenados.

A rede é útil para conter o alvo, fazendo com que os ataques contra ele sejam feitos com vantagem e garantindo assim um ataque furtivo.

Em combate próximo, o chicote permite que o personagem esteja sempre um pouco mais afastado, graças ao seu alcance e ainda permite que o personagem utilize seu ataque furtivo.

Abaixo um exemplo de um ladino humano de primeiro nível, que utiliza como arma principal o chicote.


Akila Poley
Humana, Ladina de Nível 1

For: 10 (0) Des: 17 (+3) Con: 10 (0) Int: 16 (+3) Sab: 11 (0) Car: 10 (0)
DV: 1d8 PV: 8

Talento: Mestre de Armas.

Proficiências: Armadura Leve; Armas simples; Besta de Mão; Espada Longa; Rapieira; Espada Curta; Chicote; Besta Pesada; Zarabatana; Rede.

Testes de Resistência: Destreza e Inteligência.

Ferramentas: Ferramentas de ladrão.

Perícias: Acrobacia, Investigação, Percepção, Prestidigitação e Furtividade.

Armas:
Chicote +5 (1d4+3) [1d4+1d6+3 ataque furtivo] ou [2d4+2d6+3 ataque furtivo e crítico] Besta Pesada +5 (1d10+3) [1d10+1d6+3 ataque furtivo] ou [2d10+2d6+3 ataque furtivo e crítico]


Essa poderia ser uma personagem que eu usaria em uma próxima aventura.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.