O ano de 2016, com seus altos e baixos, trouxe algumas boas novidades para o mercado editorial e um deles, ouso afirmar, foi a divulgação da publicação, em português, dos livros produzidos pela The Ed Greenwood Group. Até o momento, dois livros da TEGG foram lançado no Brasil, o Hellmaw (cuja resenha pode ser lida aqui) e o Palavras da Libertação, apresentando-nos a segunda ambientação, a fantasia épica Stormtalons.

Stormtalons: Palavras da Libertação foi lançado no Brasil, no dia 26 de dezembro de 2016, um verdadeiro presente de Natal para quem estava ávido pela chegada do cenário, anunciado alguns meses atrás no Onder Librum e pelo grupo Crônicas da Magia, responsável pela tradução da obra e braço da TEGG no Brasil.

[blogoma_blockquote]

“Tanthalas é uma cidade perigosa, fedorenta e cheia de gente. Mas é o lar de Dustra, que nunca botou os pés para fora desse lugar. Ela é serva da velha Launtelle, que ganha a vida vendendo segredos. E, como todos sabem, quando você sabe demais os inimigos chegam sedentos de sangue como enxames de mosquitos. Um desses inimigos é O Cara Mau, que a tudo observa de longe, como uma tempestade maligna no horizonte: o Heirophar, o misterioso e todo poderoso Arquimago. Mas, será que ele é mesmo tão poderoso assim? O que será que Launtelle sabe sobre ele que poderia arruiná-lo e afetar Dustra ao mesmo tempo? E, pelos deuses, quem é o vagabundo local que todos conhecem por “Taverna”?

Quando a morte se aproxima para clamar mais gente do que o de costume, será que os segredos sussurrados pela bruxa velha serão a salvação de Dustra… ou o seu fim?”

[/blogoma_blockquote]

Quando analisamos a premissa da obra, ela parece ser mais do mesmo. Uma personagem anônima que se vê enredada em uma situação, sem saber exatamente como e nem o porquê, envolvendo-se com figuras ainda mais misteriosas, tudo isso tentando fugir de um ser extremamente poderoso.

palavras-da-libertacaoMas não se engane! Mais do mesmo, definitivamente não!

A narrativa veloz e furiosa, mal nos dá tempo de respirar com as idas e vindas que envolvem a cativante e misteriosa Launtelle, sua serva Dustra e quantos outros personagens de Tanthalas, uma cidade terrivelmente perigosa e cheia de segredos, cujo fedor pode ser sentido na narrativa, extremamente imersiva.

A primeira etapa do romance se passa, em sua maior parte, no apertado abrigo de Launtelle e Dustra. Um local onde a velha recebe clientes, dos mais variados tipos e reputações, ansiosos por segredos mundanos e mágicos. E é neste ambiente, algumas vezes claustrofóbico, que passamos a entender como funciona a magia no mundo e fatos bem curiosos, pequenos detalhes que ajudam a montar o quebra-cabeças da trama.

A magia pode ser sutil ou extremamente devastadora. As lendas caminham disfarçadas pelas ruas de Thantalas, e quando caminhos se cruzam, as cenas culminam em grandes banhos de sangue. Os combates são rápidos, sujos e impressionantes e os personagens bem orgânicos e endurecidos por uma vida em meio a traições e medo.

Em alguns momentos é possível identificar-se também com o vilão, principalmente quando algumas de suas motivações são expostas e ficamos nos perguntando “será?”, pois até mesmo ele é trágico e possui seus fantasmas.

A cada página há espaço para surpresa, prato cheio para quem gosta do estilo de fantasia medieval, em uma ambientação épica e bem sinistra.

No capítulo 7, encontrei um trecho no qual passei um bom tempo indo e voltando, até perceber que ele realmente está truncado, contudo, este foi o único trecho do livro que apresentou problema (que eu tenha percebido). Mais uma vez parabenizo a equipe do Crônicas da Magia pelo belo trabalho e fico no aguardo dos próximos lançamentos.

Stormtalons: Palavras da Libertação tem 344 páginas e está disponível na Amazon.com.br no formato eBook por R$17,90.

Só para lembrar, os aplicativos Kindle, que permitem a leitura deste formato, estão disponíveis na AppStore, Google Play, Windows Store e AmazonApp Store.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.