Saudações, aventureiros.

Aventurar-se, voluntariamente ou não nos diversos planos de existência, pode trazer consequências para os personagens.

Quando os personagens adentram o Pendor das Sombras, muitos são tomados por uma profunda melancolia, que põe em risco sua vida e/ou sanidade.

By René Aigner

Quando o mestre achar apropriado, embora normalmente não mais de uma vez por dia, você pode demandar que um personagem não nativo do Pendor das Sombras realize uma jogada de resistência de Sabedoria CD 10. Em caso de falha, o personagem é afetado pelo desespero. Role 1d6 para determinar os efeitos, usando a tabela abaixo. Você pode substituir criar a sua própria tabela de desespero.

d6 Efeito
1-3 Apatia. O personagem sofre desvantagem nas jogadas de resistência à morte, nas jogadas de Destreza para determinar Iniciativa e ganha o seguinte defeito “Eu não acredito que possa fazer a diferença para nada ou ninguém”.
4-5 Pavor. O personagem sofre desvantagem em todas as jogadas de resistência e ganha o seguinte defeito “Estou convencido de que este lugar vai me matar”.
6 Loucura. O personagem sofre desvantagem nas jogadas de habilidade e testes de resistência que utilizem Inteligência, Sabedoria e Carisma e ganha o seguinte defeito “Eu não sei mais o que é real”.

Se o personagem já estiver sofrendo de um efeito de desespero e falhar na jogada de resistência, o novo efeito substituirá o primeiro. Após terminar um descanso prolongado, o personagem pode tentar superar os efeitos do desespero com uma jogada bem sucedida de Sabedoria CD 15. (A maior dificuldade se deve ao fato de que é mais difícil livrar-se dos efeitos do desespero depois que elas estão em efeito) Em uma jogada bem sucedida, o efeito da melancolia cessa para este personagem.

A magia Calm Emotions remove o desespero, assim como qualquer magia ou efeito mágico que remova maldições.

Alguns locais, como casas palco de massacres ou atos de extrema maldade, possuem reflexos no Pendor das Sombras, coexistindo ao mesmo tempo nos dois planos, sendo capazes de inspirar estes sentimentos.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.