Saudações, aventureiros.

Hoje me bateu, mais uma vez, uma ideia louca a respeito de D&D, algo que pesquisando depois em sites gringos também se mostra uma inquietação de outros.

Aqui não vou questionar o equilíbrio da quinta edição, mas apenas pensar em algo que EU possa testar depois, mas que gostaria de contar com a ajuda dos leitores para melhorar e ampliar a ideia.


Os combates nos primeiros níveis de D&D ainda são rápidos, mas vão aumentando com o escalonamento dos Pontos de Vida e isso vai gerando um efeito em cascata, aumentando cada vez mais o número de rodadas e gerando uma sensação estranha, pois sua abstração é difícil até de explicar em jogo.

hit point

Claro que não são somente os pontos de vida que geram essa sensação estranha, a CA ajuda a compor o cenário.

Imagine que um personagem, com 30 pontos de vida, usando uma armadura completa (CA 18) esteja lutando contra três goblins, que tentam atingí-lo com flechas de uma distância segura. O personagem precisa deslocar-se até os goblins, que atacam primeiro:

O goblin 1 obtêm 14 em sua jogada, errando o alvo. Como a CA é 18 isso pode ser descrito como a flecha resvalando na armadura.

O goblin 2 obtêm 18 em sua jogada, acertando o alvo e causando 4 pontos de dano. Espere aí, ele acertou o alvo, mas pode nem sequer ter ferido o personagem. 

O goblin 3 obtêm 20 no dado – UAU! Um acerto crítico. Joga o dado, soma, multiplica e fica com 8!!! O acerto foi crítico, mas o personagem ainda tem 18 pontos de vida, ou seja, ele pode nem ter sido ferido!


A abstração é possível, claro, mas COMO pelo amor de todos os deuses, descrever isso ora um acerto significando dano real ora apenas efeito do personagem perdendo a sua energia ao desviar dos golpes?

A medida que os personagens avançam de nível, seus pontos de vida aumentam, sua CA não (eis um enorme avanço da nova edição em relação às três anteriores), mas o problema continua o mesmo.

Por que não utilizar um sistema no qual os personagens desviam ou aparam golpes (com escudo ou armas) e no qual a armadura reduz a quantidade de dano sofrido, escalonado pelo tipo de armadura (leve, média e pesada) e o material a partir do qual é construída?

A princípio, alguns diriam, “mas isso iria deixar o combate mais demorado” e eu digo, a menos que a mecânica dos pontos de vida também fossem modificados, deixando, por exemplo, os pontos de vida como uma medida da Constituição ou mesmo igual a forma como é calculado inicialmente (dado de vida mais bônus de Constituição).

Outras mudanças seriam feitas, é claro, principalmente no que se refere a quantidade de dano causada por certos monstros, bem como uma série de outras situações, mas isso é tema para uma outra elucubração.


E aí? Já pensaram em fazer um teste como esse em sua mesa? Teria interesse em criar algo ou conhece algo que tenha uma proposta semelhante? Deixe seu comentário e até a próxima elucubração.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.