Saudações, aventureiros.

Continuando a nossa série de artigos sobre os aspectos do Cenário de Campanha Primeval Thule, abordaremos hoje os Atlantes, uma etnia humana que possui características diferenciadas dos demais membros da raça humana deste cenário.

ATLANTES

Outrora o povo mais avançado e poderoso encontrado na Terra, hoje os atlantes são uma raça em declínio. O Grande Império de Atlantis foi fabulosamente rico e a magia e tecnologia atlante fizeram da ilha império um reino de maravilhas em uma era brutal e primitiva. A pouco menos de três séculos, Atlantis foi destruída em um terrível cataclismo. Nove em dez atlantes foram mortos em um único dia, destruindo o domínio da raça atlante.

Embora a maioria dos atlantes tenha morrido com seu império, alguns sobreviveram à destruição. Os atlantes são uma raça de marinheiros exploradores e muitos marinheiros e comerciantes estavam longe de Atlantis no momento do cataclismo. Eles também são conquistadores e colonizadores que controlam vastos domínios nos continentes que circundam o Oceano Atlanteano e milhares mais vivem em terras estrangeiras. Os atlantes de hoje são descendentes destes viajantes e colonizadores.

Seu povo perdeu a maior parte de seu vasto conhecimento e tecnologia avançada, mas ainda são uma força poderosa para o bem ou para o mal no mundo. Orgulhosos, audaciosos, autoconfiantes e hábeis, eles trabalham para preservar a glória minguante de Atlantis e recuperar o que puderem de suas ciências e artes perdidas. Muitos atlantes usam este conhecimento para guiar ou dominar os povos menos avançados ao redor deles, na esperança de reconstruir Atlantis em um novo lar, enquanto outros reconhecem que o tempo de Atlantis já passou e trabalham para repassar seus conhecimentos para as civilizações mais jovens, onde eles podem fazer uma grande diferença.

AtlanteanFísico

Os atlantes são completamente humanos e possuem as mesmas variações de constituições físicas, tipos corporais e características. Eles formam uma etnia distinta e podem ser identificados como atlantes de imediato. Eles são um povo alto e belo no geral e muitos são atletas naturais.

A cor de sua pela varia do moreno claro ao moreno escuro, seus cabelos são normalmente castanho-escuros ou negros e suas feições tendem a ser delicadas. Sua característica mais notável são as cores dos olhos, que possuem tonalidades raras entre outros humanos: cinza, verde, azul glacial ou mesmo dourado. O contraste entre a cor dos olhos e a cor da pele é normalmente marcante.

Devido ao seu declínio em números, mais e mais casamentos são realizados com membros de outras etnias, tornando as características clássicas do atlanteano difíceis de encontrar, embora a maioria das famílias mais ricas e poderosas preservem as antigas linhagens.

Atitudes e crenças

Os atlantes valorizam o conhecimento e aprendizado acima de todas as coisas. Mesmo o mais bélico atlante não será apenas um soldado musculoso – ele ou ela será um estudante de combate e estratégia retirados de séculos de filosofia marcial. Eles acreditam que cada esforço humano pode ser estudado, criticado e melhorado pela aplicação da lógica e erudição. A história de Atlantis foi uma vitória no progresso da ciência, magia, guerra e artes, mas agora que Atlantis não existe mais, os atlantes sobreviventes lutam para preservar e espalhar a filosofia para os outros povos do mundo.

Por terem regido boa parte do mundo por um longo tempo, os atlantes se consideram mais inteligentes e capazes que outros povos. Eles são os “reis dos homens” na linguagem do velho império e se veem como verdadeiros líderes. Eles são orgulhosos, confiantes e opiniosos e frequentemente esperam alguma deferência das pessoas que não compartilham de sua educação e contundência. Na melhor das hipóteses, essa atitude manifesta-se como arrogância ou paternalismo. Na pior das hipóteses se manifesta como uma atitude de crença em uma superioridade racial que capacita os atlantes a dominar os povos mais fracos. No entanto, muitos atlantes acreditam que as vantagens das quais gozam também os impelem a trabalhar para fazer do mundo um lugar melhor; mais atlantes são professores compassivos do conquistadores arrogantes.

Os atlantes não são especialmente devotos. Sua herança cultural em aprendizado científico e avanços tecnológicos faz com que tenham fé em suas próprias habilidades ao invés de buscar proteção em patronos divinos. Muitos acreditam que o trágico fim de Atlantis foi um castigo divino por esta arrogância, embora poucos atlantes acreditem. Aqueles atlantes que são religiosos, normalmente veneram Asura, Mithra, Nergal e Tiamat como as divindades mais importantes. Asura em particular, é vista como patrona e protetora de Atlantis e mesmo que ela não exista mais, seu povo ainda continuam a olhar o amanhecer para inspirar-se.

Comunidades atlantes

Atualmente existem poucos locais onde os atlantes vivem como uma comunidade isolada. Nesta nova era, os atlantes são encontrados como minorias em cidades ou terras de outros povos. Ao longo dos vários séculos de proeminência, os atlantes viviam em colônias do império onde gozavam de vantagens econômicas e políticas. Estas vantagens não são mais as mesmas, mas ainda existem – as famílias atlantes frequentemente são nobres, mercadores bem sucedidos ou poderosos políticos ou líderes militares.

Os atlantes são especialmente comuns nas cidades-estado de Katagia, Marg, Orech e Quodeth.

Interpretando um atlante

Quando você jogar com um personagem atlante, você estará interpretando um personagem mais rico, mais influente e mais bem educado do que a maioria das pessoas que você conhece. Se você considera estas vantagens como direito de nascença ou como privilégios que ganhou através de seus feitos, depende de você.

Busque o conhecimento pelo conhecimento: Seu povo é o exemplo vivo da máxima “conhecimento é poder”. A maioria dos atlantes cultivam um interesse profundo por diversas coisas – história antiga, as ciências naturais, guerra a estratégia, comércio, filosofia, artes, quase todos os campos de estudo imagináveis. Seja intensamente curioso sobre o mundo ao seu redor e busque oportunidades para explorar antigos mistérios e descobrir coisas novas.

Lidere pelo exemplo: Os atlantes são principalmente autoconfiantes. Embora você seja capaz de argumentar com as pessoas para mostrar-lhes porque suas ideias são as melhores, tem sido, a muito tempo, pilar da composição atlante, demonstrar o mérito de um argumento pela sua vivência. Quando você sabe que está certo, é tempo de agir, e confiar que o sucesso de suas ações argumentem por você. Outros o seguirão quando virem você ser bem sucedido.

Sempre existe um caminho melhor: A dedicação de seu povo aos estudos e progresso demonstraram diversas vezes que sempre existe espaço para melhorias. Quando confrontado com uma escolha indigesta, você se convence de que uma escolha melhor pode ser encontrada apenas se você for suficientemente perceptivo para descobri-la (ou suficientemente decisivo para tomá-la). Pergunte-se por que as coisas são feitas desta forma e descubra a melhor maneira de fazê-la.

Características Raciais dos Atlantes

Embora ainda sejam completamente humanos, eles possuem uma herança cultural distinta que lhes oferece oportunidades únicas se comparadas a maioria dos humanos do mundo. Isso significa que os atlantes possuem diferentes valores de ajustes de atributos e características raciais.

Atributos: +1 Força; +2 Inteligência
Os atlantes são naturalmente inclinados a ter uma combinação incomum de atletismo e erudição.

Expectativa de Vida: Os atlantes são mais longevos se comparados aos demais humanos. Eles atingem a idade adulta aos 20 anos e frequentemente vivem até os 120 ou mais.

Tendência: Atlantes tendem a ser leais, acreditando que as sociedades podem ser edificadas com leis fortes e bom planejamento. Se estas leis trarão o bem para todos ou ajudarão os maus a oprimirem os fracos, depende da pessoa; os atlantes no passado foram tanto protetores quanto conquistadores.

Tamanho: Atlantes são criaturas médias.

Velocidade: Atlantes possuem uma velocidade base de 9 metros.

Vasta educação: Os personagens atlantes começam o jogo com treinamento em duas perícias baseadas em Inteligência. Eles crescem com amor pelo conhecimento e são encorajados a estudar assuntos que captem a sua atenção.

Obstinado: Eles ganham vantagem em jogados de resistência contra commanddominate, geas e magias hold. Os atlantes são obstinados e conhecem os seus objetivos; quando confrontados com magias que ou efeitos que ameacem dominar a sua vontade com um ataque direto, eles são difíceis de sucumbir.

Ricos: Os atlantes começam o jogo com cinco vezes o valor normal para a sua classe e podem comprar itens mágicos menores por 100 peças de ouro cada. Eles vem de famílias ricas e cheias de heranças.

Idiomas: Os personagens atlantes falam o Baixo Atlante (idioma comum), Alto Atlante e um idioma bônus. É possível escolher qualquer idioma comum ou incomum, mas não raras ou secretas. Eles sabem ler e escrever em qualquer idioma que conheçam.

No próximo artigo vamos falar um pouco sobre os anões de Primeval Thule.

Até lá!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.