Livros e filmes que servem como base para os cenários de RPG nos quais nos aventuramos, exploram, as vezes à exaustão, temas apocalípticos, mas do ponto de vista da ciência, qual cenário apocalíptico seria mais provável?

terminator-movie-terminator-5-genisys-.0.0

O mundo como o conhecemos chegará a um fim, mas isso só deverá ocorrer daqui a uns 6 (seis) bilhões de anos, quando o sol, como uma gigante vermelha, atingir o seu tamanho máximo, vaporizar a atmosfera de nosso planeta e derreter completamente a crosta e o manto, engolindo em seguida o núcleo.

Quando isso acontecer, não estaremos mais aqui para vislumbrar este processo devastador. As chances de que mudanças nos levem a extinção e talvez destruam toda a vida na terra, muito antes do sol engolir nosso planeta são muito grandes.

No início de 2015, pesquisadores da Swedish Global Challenges Foundation (Fundação Sueca para Desafios Globais), em colaboração com o University of Oxford’s Future of Humanity Institute (Instituto para o Futuro da Humanidade da Universidade de Oxford), publicaram um relatório que abordava 12 (doze) riscos globais com “impactos infinitos” potenciais. Os autores definem estes impactos como “o fim da civilização humana ou mesmo da vida humana”, então, para todos os propósitos, podemos considerar estes cenários, apocalípticos.

7giantsunno2

Entre estes riscos globais estão coisas como pandemia global, colapso ecológico, guerra nuclear, o impacto de grandes asteroides e mudanças climáticas. Os cálculos utilizados para prever estes eventos são complicados e dependem de muitas variáveis que impedem uma previsão precisa de como realmente será o declínio da humanidade, mas é possível fazer uma previsão dos próximos 100 anos (ou 200 anos no caso de mudanças climáticas) a partir dos dados disponíveis já compilados.

Qual o cenário mais provável pela nossa extinção?

De acordo com o Global Challenges Report (Relatório de Mudanças Globais), nos próximos 100 anos, existe uma chance em 10 de que nós desenvolvamos um sistema de inteligência artificial que erradique os seres humanos, simplesmente porque ela não precisa dos seres humanos para evoluir. Contudo, especialistas em inteligência artificial previram um supercomputador capaz de resolver mais problemas do que poderiam ser criados e ele ainda não existe.

As chances de que uma inteligência artificial destrua a humanidade é muito maior do que impactos gerados por asteróides, porém, em um cenário mais positivo, esta mesma IA poderia ser uma ferramenta de grande potencial para nos proteger de outros riscos.

Sendo assim, uma Skynet seria o cenário mais provável e menos provável ao mesmo tempo.

Existem, contudo, outros cenários apocalípticos com grande potencial. De acordo com este relatório, existe uma chance de 5% de que nos próximos 100 anos os seres humanos sejam extintos por uma pandemia global ou guerra nuclear. Se nada for feito, nos próximos 200 anos existe uma chance de 5% de que os impactos das mudanças climáticas sejam responsáveis por isto.

phlogo

Para este relatório os autores excluíram impactos externos que não poderiam ser evitados de qualquer forma, como explosões de raios gama capazes de queimar nosso planeta inteiro (embora isso não tenha grandes chances de acontecer).

Impactos de asteroides respondem por uma chance em 10.000, sendo mais fácil sermos destruídos por um supervírus do que por uma rocha de 5km de diâmetro.

No final, como escreveu o astrônomo Phil Plait em 2008, em seu livro Death from the Skies!, “não devemos nos lamentar pelo que não podemos evitar”.

Death from Skies

“Parece que todo o cosmos tenta nos extinguir. Existem muitos perigos no universo, mas precisamos ter uma visão prática das coisas. Temos que apreciar a vastidão do espaço e tempo e nossa habilidade de manipular os eventos a nosso redor”.

Além disso, também existem coisas que nem podemos estimar a probabilidade, como uma invasão alienígena, por exemplo.

E vocês? Quais os cenários apocalípticos que vocês costumam explorar em suas mesas?

———

Matéria publicada originalmente no site Science Alert em 27 de dezembro de 2015 e assinada por Signe Dean, com o título original “Which apocalypse scenario is the most likely, according to science?”

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.