Saudações, amigos.

Após um longo tempo de inatividade, fiz um pequeno esforço para retomar as atividades no blog e dei a mim mesmo um incentivo, registrando domínio e hospedando o site, de forma que espero, pelo menos durante 2016, manter uma certa regularidade de publicações.

O site continuará versando prioritariamente sobre RPG, mas não se limitando a eles.

Por que voltar?

Em primeiro lugar porque me viciei nesse lance de escrever/traduzir e em segundo lugar porque ao ser questionado por um amigo recentemente sobre quais blogs ainda tratam de RPG no Brasil não consegui responder o questionamento imediatamente.

Verdade seja dita, o número de RPGs em nosso idioma aumentou muito nos últimos anos, mas a quantidade de blogs que falam sobre o tema, diminuiu muito, embora eu não tenha notado uma diminuição na qualidade dos que ficaram. Alguns parecem ter mudado ligeiramente o foco, deixando o RPG de lado e falando mais sobre outros temas.

Uma breve retrospectiva

Em 2015 joguei muito pouco, fosse jogo de tabuleiro ou RPG, porém, menos ainda o segundo, embora me sinta feliz por ter influenciado a criação de pelo menos um grupo na cidade onde estou morando.

Um dos jogos de tabuleiro que mais joguei foi o excelente Lords of Waterdeep, que rende muitas ideias para aventuras, diga-se de passagem.

Já no campo dos jogos de console, minha maior e melhor aquisição foi o excelente The Witcher 3 para PS4, com uma história muito interessante e que também rendeu muitas boas inspirações.

No campo do RPG, além dos livros de D&D 5th Edition oficiais, me surpreendi em um financiamento coletivo do cenário de campanha Primeval Thule, que traz excelentes novos elementos para a mesa, e é uma excelente opção de cenário para quem gosta de aventuras que misturam elementos de Conan e Call of Cthulhu.

Perspectivas para 2016

Como um dos grandes problemas que eu tive no ano de 2015 estava relacionado horários apertados e uma grande sobrecarga de trabalho, neste ano, arrumando melhor as coisas, acredito ser possível inserir o RPG e os jogos de tabuleiro (pelo menos) dentro de um projeto de extensão, que desenvolverei no Instituto Federal do Amapá, dentro do Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada ao Desenvolvimento de Jogos Analógicos.

Que 2016 seja um ano repleto de realizações para todos nós e que possamos estar sempre atuando como agentes disseminadores de nosso hobbie, ou simplesmente jogando e nos divertindo.

Leiaute e artigos antigos

Embora eu tenha um toque quando relacionado com formatação, dessa vez tentarei deixar os maus problemas mentais de lado e não vou mexer em nada relacionado ao leiaute ou aos artigos antigos, de forma que, eles podem até parecer bem bagunçadinhos, mas vou manter a ordem nos artigos que estão por vir, portando, não reparem na bagunça e nem com a poeira embaixo da soleira.

Feliz ano novo!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.