Entre aventuras, os personagens podem gastar seu tempo ocioso construindo uma fortaleza. Antes que o trabalho comece, o personagem deve adquirir um lote de terra. Se a propriedade situar-se em um reino ou domínio similar, o personagem precisará de uma escritura real (um documento real garantindo permissão de supervisionar o estado em nome da coroa), uma concessão de terra (um documento legal transmitindo a custódia da terra para o personagem enquanto ele for leal à coroa) ou um título (documento legal que sirva como prova da propriedade das terras). As terras também podem ser adquiridas por herança ou outros meios.

Escrituras reais e concessões de terra são concedidas normalmente pela coroa como recompensas por serviços de lealdade, embora também possam ser comprados. Títulos podem ser comprados ou herdados. Pequenos estados podem vende-los por preços que variam de 100 po a 1000 po, enquanto estados maiores eles podem custar 5000 po ou mais, isso quando são vendidos.

Forter Castle, on the Cateran Trail in Scotland

Forter Castle, on the Cateran Trail in Scotland

Uma vez que o lote de terra estiver assegurado, o personagem precisará de acesso a materiais de construção e trabalhadores. A Tabela 1 apresenta o custo para construir uma fortaleza (incluindo materiais e trabalhadores) e a quantidade de tempo demandada, levando em consideração que o personagem utilizará o tempo ocioso para supervisionar a obra.

Tabela 1. Construindo uma fortaleza

Fortaleza Custo da Construção Tempo da construção (dias)
Mosteiro 50.000 po 400
Salão de guilda – cidade ou metrópole 5.000 po 60
Forte ou pequeno castelo 50.000 po 400
Propriedade nobre com solar 25.000 po 150
Posto avançado ou fortim 15.000 po 100
Palácio ou grande castelo 500.000 po 1200
Templo 50.000 po 400
Torre fortificada 15.000 po 100
Posto de comércio 5.000 po 60

O trabalho pode continuar enquanto o personagem estiver fora, mas para cada dia que o personagem estiver fora, acrescente 3 dias no tempo de construção.

Após construída a fortaleza, os personagens precisam preocupar-se com os custos de manutenção, que incluem a administração dos negócios e contratação de empregados.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.