Saudações, aventureiros.

Voltando a ativa, vou trabalhar um pouco com dúvidas de jogadores e mestres que vou encontrando pela web e a primeira delas diz respeito ao ataque com duas armas.

275608_Papel-de-Parede-The-Elder-Scrolls-V-Skyrim_1920x1200

Na página 195 do Players Handbook D&D 5E, em tradução livre temos o seguinte texto:

Quando você usar uma ação de Ataque e atacar com uma arma leve que esteja segurando em uma mão, você pode utilizar uma ação bônus para atacar com uma arma de ataque corpo a corpo diferente que esteja segurando na outra mão. Você não adiciona seu modificador de habilidade ao dano do ataque bônus, a menos que o modificador seja negativo.

Se alguma ou ambas as armas tiver a propriedade arremessável, você poderá arremessá-las ao invés de realizar um ataque corpo a corpo.

De acordo com esse trecho, qualquer personagem, que esteja usando duas armas leves (light) de corpo a corpo, uma em cada mão, poderá realizar, como uma ação bônus, um segundo ataque, mas esse segundo ataque, caso seja bem sucedido, não se beneficiará do modificador no dano, a menos que este seja negativo. Exemplo:

Glorandor é um ladino de primeiro nível.

Cercado por goblins, ele os ataca desesperadamente usando uma espada curta (leve) e uma adaga (leve). Para ambos os ataques, ele tem um bônus de +5. As duas armas possuem a propriedade finesse, que permite que o mesmo utilize o modificador de Destreza ou Força no ataque e dano. Com Destreza 16, o modificador no dano é +3, totalizando um dano de 1d6+3 para o primeiro ataque (espada curta) e 1d4 para o segundo, uma vez que para o segundo ataque ele não se beneficia do modificador no dano.

Na página 72 e 91 do Players Handbook, na descrição das habilidades do Guerreiro e Ranger respectivamente, é descrita a habilidade Two Weapon Fighting, ficando em tradução livre:

Quando você se engaja em um combate com duas armas, você pode adicionar o seu modificador de habilidade ao dano do segunda ataque.

Dessa forma, um guerreiro ou ranger que opte pela habilidade two weapon fighting, utilizaria o seu modificador no segundo ataque.

Beleghost é um guerreiro com Força 16 que está atacando com uma espada curta e uma adaga. Após atacar com a espada curta, causando 1d6+3 de dano, ele usa uma ação bônus para atacar com sua adaga. Por possuir a habilidade lutar com duas armas, ele poderá utilizar o bônus de +3, causando 1d4+3 de dano.

Vejam que para ambos os casos, tanto possuindo a habilidade ou não, os personagens só podem usar uma ação bônus para atacar com outra arma se as duas forem leves, a menos que o personagem adquira o Talento Dual Wielder, concedendo os seguintes benefícios:

  • Você ganha um bônus de +1 na CA enquanto estiver usando duas armas de corpo a corpo, uma em cada mão;
  • Você pode usar “lutar com duas armas” mesmo quando as armas de uma mão que esteja usando em cada mão não sejam leves;
  • Você pode sacar ou guardar duas armas quando normalmente seria capaz de sacar ou guardar apenas uma.

wb_ninja_16_wp

Sendo assim, se você for um guerreiro ou ranger humano e que deseja utilizar duas armas, logo no primeiro nível considere usar as habilidades variantes da página 31 e pegar o talento Dual Wielder para começar detonando geral com duas espadas longas.

Esperando ter conseguido lançar um pouco de luz sobre o tema, me despeço por hora.

Até mais aventureiros e podem comentar.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.