Atacando com duas armas

Publicado por

Saudações, aventureiros.

Voltando a ativa, vou trabalhar um pouco com dúvidas de jogadores e mestres que vou encontrando pela web e a primeira delas diz respeito ao ataque com duas armas.

275608_Papel-de-Parede-The-Elder-Scrolls-V-Skyrim_1920x1200

Na página 195 do Players Handbook D&D 5E, em tradução livre temos o seguinte texto:

Quando você usar uma ação de Ataque e atacar com uma arma leve que esteja segurando em uma mão, você pode utilizar uma ação bônus para atacar com uma arma de ataque corpo a corpo diferente que esteja segurando na outra mão. Você não adiciona seu modificador de habilidade ao dano do ataque bônus, a menos que o modificador seja negativo.

Se alguma ou ambas as armas tiver a propriedade arremessável, você poderá arremessá-las ao invés de realizar um ataque corpo a corpo.

De acordo com esse trecho, qualquer personagem, que esteja usando duas armas leves (light) de corpo a corpo, uma em cada mão, poderá realizar, como uma ação bônus, um segundo ataque, mas esse segundo ataque, caso seja bem sucedido, não se beneficiará do modificador no dano, a menos que este seja negativo. Exemplo:

Glorandor é um ladino de primeiro nível.

Cercado por goblins, ele os ataca desesperadamente usando uma espada curta (leve) e uma adaga (leve). Para ambos os ataques, ele tem um bônus de +5. As duas armas possuem a propriedade finesse, que permite que o mesmo utilize o modificador de Destreza ou Força no ataque e dano. Com Destreza 16, o modificador no dano é +3, totalizando um dano de 1d6+3 para o primeiro ataque (espada curta) e 1d4 para o segundo, uma vez que para o segundo ataque ele não se beneficia do modificador no dano.

Na página 72 e 91 do Players Handbook, na descrição das habilidades do Guerreiro e Ranger respectivamente, é descrita a habilidade Two Weapon Fighting, ficando em tradução livre:

Quando você se engaja em um combate com duas armas, você pode adicionar o seu modificador de habilidade ao dano do segunda ataque.

Dessa forma, um guerreiro ou ranger que opte pela habilidade two weapon fighting, utilizaria o seu modificador no segundo ataque.

Beleghost é um guerreiro com Força 16 que está atacando com uma espada curta e uma adaga. Após atacar com a espada curta, causando 1d6+3 de dano, ele usa uma ação bônus para atacar com sua adaga. Por possuir a habilidade lutar com duas armas, ele poderá utilizar o bônus de +3, causando 1d4+3 de dano.

Vejam que para ambos os casos, tanto possuindo a habilidade ou não, os personagens só podem usar uma ação bônus para atacar com outra arma se as duas forem leves, a menos que o personagem adquira o Talento Dual Wielder, concedendo os seguintes benefícios:

  • Você ganha um bônus de +1 na CA enquanto estiver usando duas armas de corpo a corpo, uma em cada mão;
  • Você pode usar “lutar com duas armas” mesmo quando as armas de uma mão que esteja usando em cada mão não sejam leves;
  • Você pode sacar ou guardar duas armas quando normalmente seria capaz de sacar ou guardar apenas uma.

wb_ninja_16_wp

Sendo assim, se você for um guerreiro ou ranger humano e que deseja utilizar duas armas, logo no primeiro nível considere usar as habilidades variantes da página 31 e pegar o talento Dual Wielder para começar detonando geral com duas espadas longas.

Esperando ter conseguido lançar um pouco de luz sobre o tema, me despeço por hora.

Até mais aventureiros e podem comentar.

4 comentários

  1. Obrigado pelo comentário Gabriel.

    Em nenhuma situação (com ou sem o talento), o personagem perde o bônus relevante nas jogadas de ataque, somente no dano, quando não possuir o talento.

    Espero ter esclarecido.

    Curtir

    1. Obrigado pelo comentário Aldo.

      Quando qualquer personagem (qualquer classe) empunha duas armas leves (uma em cada mão), ele pode ganhar uma ação bônus por isso, de forma a realizar um segundo ataque.

      Algumas classes e condições permitem a utilização de uma ação bônus, embora estas possam ser utilizadas para outros propósitos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s