Saudações leitores.

Tão logo foi liberada a pré-venda da nova edição do Dungeons & Dragons, o Players Handbook tornou-se o mais vendido da Amazon e os sites começaram a pipocar artigos sobre a nova edição.

Archlich

Os dois anos de playtest orientaram muito bem a equipe de desenvolvimento, que entregaram ao público um material, não somente com uma grande qualidade gráfica, como também com um sistema de regras que tem imensa chance de tornar-se, dentro do segmento, o sistema para a todos dominar – em um bom sentido, é claro.

Muitos jogadores veteranos voltaram às mesas e parecem ter aprovado a nova edição, que trouxe modificações significativas em relação à quarta edição, aproximando-se contudo das edições mais antigas, com as quais o sistema possui grande compatibilidade.

heroes

O jogo ficou muito mais dinâmico e fluido, mas ainda não se iguala a um Dungeon World, que diga-se de passagem, chega a ser insano.

Um ponto positivo, quando comparando-o a quarta edição, é que a simplicidade do sistema permite que as fichas sejam feitas rapidamente e com auxílio apenas de lápis e papel, algo que a quarta edição tornou impraticável com a exacerbada seleção de poderes e descritores, para o qual o D&D Insider tornou-se praticamente obrigatório.

O novo D&D é, de certa forma, uma volta ao passado – ao melhor do passado – embora tenha sofrido um completo remodelamento e após testar vários outros sistemas, alguns retroclones de D&D inclusive, é hora de verificar se o novo D&D consegue simular bem algumas ambientações mais dark, como o Lamentations of the Flame Princess, por exemplo, que lembra muito Ravenloft.

ravenloft1

Para quem adquiriu o Player’s Handbook, o que estão achando do livro e do sistema? E para quem não comprou ainda, já participaram de alguma mesa do sistema? O que acharam?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.