Saudações.

No último dia 13 de novembro comemorei seis anos de início das atividades dos vários blogs que culminaram no Ordo Veritatis e que ficou mais conhecido com a ForjaRPG, numa parceria fantástica entre eu e o Pedro Gonçalves.

Party

Eu tentei resgatar a Forja, reacender suas brasas, mas a força da inércia é muito forte. Utilizando o último suspiro, consegui levantar a poeira e modificar algumas coisas (sempre com a ajuda do Pedro Gonçalves) e transformar a Forja na Ordem da Verdade, mas isso, por um tempo foi tudo e as obrigações do dia a dia falaram mais alto, me impossibilitando mais uma vez de retomar as atividades como blogueiro.

Até 2013 o blog focou, quase exclusivamente no D&D 4ª Edição, principalmente com um grande volume de traduções de artigos voltados para o sistema.

Alguns eventos me fizeram afastar-me do hobbie, deixar de escrever e por fim, o D&D 4E perdeu o brilho com a chegada do D&D Next e com seus dois anos de playtests que culminou com seu lançamento em agosto/2014, o que trouxe um novo brilho e perspectivas para o RPG aqui no Brasil.

Por algum período tentei enveredar por sistemas indie, com propostas diferentes do clássico proposto pelo D&D. Foram vários testes, principalmente usando o hangout, mas no fim, em minhas mesas, os jogadores sempre preferiam o velho e já conhecido modelo da Caverna do Dragão e invariavelmente sempre voltamos a ele.

Uma quantidade absurda de sistemas de regras foram desenvolvidas, cenários espetaculares criados, o mercado brasileiro cresceu e ganhou publicações de peso e com qualidade muitas vezes superior a materiais produzidos pelos gringos.

Em seis anos o mercado brasileiro cresceu e amadureceu. As discussões evoluíram. Muitos blogs morreram, tantos outros nasceram e poucos sobreviveram para contar uma história gloriosa.

O mundo está mudando. Nós estamos mudando com o mundo e ele precisa de muitos aventureiros que se disponham arriscar-se para trazer esperança aos milhares de mundos imaginários, que frequentamos cada vez que jogamos RPG.

Obrigado a todos que tem acompanhado a jornada épica deste, que é apenas mais um blog de RPG.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.