Saudações, operativos.

O D&D 5E virou realidade com o lançamento do D&D Starter Set e o Basic Rules, esse último inteiramente grátis para download em pdf no site da Wizards of the Coast.

O Starter Set é composto por um livro de regras, uma aventura, fichas prontas de personagens, uma ficha para reprodução e um conjunto com seis dados, tudo isso dentro de uma caixa com desenho inspirador.

O produto se propõe a ser tudo que você precisa para começar a jogar o maior/melhor RPG do mundo e então eu fui conferir se era verdade.

O Starter Set Rulebook é um livreto com 32 páginas que traz TUDO que é preciso saber para começar a jogar o D&D 5E, embora a progressão dos personagens fique limitada ao 5º nível, nada que não se possa remediar com a utilização do Basic Rules, que permite aos personagens evoluirem até o seu máximo potencial no 20º nível.

O sistema de regras está muito enxuto, claro e direto, sem margens para falsas interpretações e aquela história de balanceamento entre as classes, como existe na quarta edição, simplesmente deixou de existir, o que considero como um ponto positivo, para o tipo de jogo que eu pretendo jogar.

O D&D 5E não traz grandes inovações, mas ainda sim é diferente, quando analisado no conjunto, do que já vimos nas edições anteriores, parecendo resgatar o que tinha de bom nas antigas edições e dar uma roupagem.

A grande mudança, mas não tão grande para quem acompanhou os testes do #dndnext está na mecânica das vantagens e desvantagens, que substitui os bônus/penalidades circunstanciais +2/-2 da terceira e quarta edições. Com esta mecânica (para quem ainda não conhece), em uma situação que favoreça o personagem, ele terá vantagem, lançando dois d20 e escolhendo o melhor dos dois resultados. A desvantagem funciona da mesma forma, mas o resultado escolhido será o pior obtido em um dos dois dados.

Do ponto de vista de combate, e do que é apresentado no Starter Rulebook, essa é a única inovação. Outras pequenas mudanças nas mecânicas podem ser percebidas, como por exemplo, quando se fala em lutar com duas armas, que só é possível quando se luta com duas armas leves, garantindo um ataque bônus sem o bônus da força no dano para a segunda jogada.

A mecânica do descanso curto e prolongado, herança da quarta edição, foram mantidas, mas sofreram alterações significativas. Um descanso curto dura pelo menos uma hora e o personagem pode gastar Dados de Vida para curar-se, jogando seus DV + mod. de Constituição para recuperar-se.

O descanso prolongado requer pelo menos oito horas e nele o personagem recupera TODOS os seus pontos de vida e METADE dos seus Dados de Vida, algo que eu achei particularmente interessante, pois em jogos com mais pressão, isso pode fazer toda a diferença, afinal, vai chegar um ponto em que simplesmente não dá para recuperar mais nada.

Da lista de equipamento eu tenho uma crítica ao machado de guerra, que causa 1d12 (1-12) pontos de dano, pesa 3,5kg e custa 30 moedas de ouro, enquanto uma espada larga causa 2d6 (2-12) de dano, pesa 3kg e custa 50 moedas de ouro. As duas armas possuem o mesmo tipo de dano (cortante) e a julgar pela diferença de preço, a segunda arma é bem superior (hiperbolismo). Porque não deixar as duas armas com a mesma estatística de dano, já que não existem diferenças significativas?

O último capítulo do livreto trata sobre as magias, como conjurá-las e quais estão disponíveis e termina com um apêndice com as condições.

AVALIAÇÃO

O Starter Rulebook cumpre com o proposto, apresenta de forma clara e objetiva todas as regras necessárias para que um jogador possa ser introduzido ao mundo de D&D, está dividido de forma que se possa consultar alguma seção rapidamente e traz algumas ilustrações que inspiram o grupo.

As regras estão claramente voltadas para o teatro da mente, não fazendo nenhuma referência a elementos estratégicos de combate, mas como sempre foi e sempre será, a utilização de miniaturas na mesa ajudam muito a visualizar a cena.

Agora não tem mais jeito, este monstro já entrou na nossa realidade e os operativos da Ordo Veritatis não o querem mandar de volta!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.