No artigo Um elemento para todos ligar, discuti a presença da investigação como um elemento de união entre todos os sistemas, embora ocupe papel central em apenas poucos títulos, como títulos da linha GUMSHOE.

De uma forma geral, todas as aventuras/cenários/campanhas, giram em torno de elementos de investigação e se existe investigação, necessariamente existe um mistério, a partir do qual toda a trama irá evoluir.

—-

1. Os kobolds, criaturas covardes, passaram a atacar caravanas nas colinas. Este é um elemento muito simples de mistério. Os kobolds, que são criaturas covardes, estão atacando caravanas. O que está levando-os a esta mudança de comportamento? Aventureiros são recrutados para por um fim aos ataques, mas acabam descobrindo que eles estão sendo forçados por um dragão maligno que se instalou na área e cobra pesados tributos das odiosas criaturas.

2. Um homem morre vítima de um ataque cardíaco, mas a família acredita que ele tenha sido assassinado, pois o homem não tinha nenhum problema cardíaco. Certos de sua teoria, contratam um grupo de detetives particulares, que se deparam com uma verdade muito mais aterradora.

—–

O “mistério”, em essência, é sobre a busca do ser humano pelo conhecimento. Os jogadores, através de seus personagens, precisam restaurar a ordem, manter a honra e a integridade intactas a despeito da corrupção e indiferença do sistema.

As aventuras investigativas envolvem razão e lógica, que somadas a perseverança, levam os personagens a triunfarem sobre inteligentes esquemas criminosos.

A busca universal pela verdade, “the truth is out there“, é o que torna o mistério tão compelidor e compatível com todos os tipos de cenários.

As aventuras de mistério assemelham-se a mágica de salão. O público espera ser enganado por truques de prestidigitação, mas não por muito tempo.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.