Criação de Personagens


Os personagens possuem três atributos: Might, Speed Intelect. Estas são categorias amplas que cobrem diversos aspectos correlacionados. Por exemplo, Might define quão forte e resistente um personagem. Ações que se baseiam em Might envolvem forçar portas, caminhar durante dias ou resistir a doenças.

Cada um dos três atributos possuem duas características ligadas a eles: Pool e Edge

Pool é a medida básica do atributo e pode ser reduzida quando o personagem é ferido (dependendo do tipo de ferimento), adoece ou é atacado. A natureza do ataque determina qual atributo será reduzido (Might, Speed ou Intelect).

Edge mede a redução no custo de pontos gastos do Pool para ativar determinados poderes, por exemplo: 

Vellethel lança um ataque mental contra um inimigo. O custo de ativação do ataque é de 1 ponto de Intelecto, subtraído do Pool. Como Vellethel possui um Intelect Edge igual a 1, a ativação do poder é feita ao custo de zero pontos.


Uma terceira característica relacionada aos atributos é o Effort. Quando o personagem precisa realizar algo desesperadamente, ele pode gastar 3 pontos do Pool e reduzir em um nível a dificuldade da jogada.

Mais de um nível de Effort, mas cada nível além do primeiro, custa 2 pontos a mais, ou invés de três. Dessa forma, para reduzir o nível de dificuldade em dois passos, o personagem gastaria 5 pontos do Pool ao invés de 6.


Cada personagem possui uma contagem de Effort, que determina os níveis máximos de esforço que podem ser aplicados em uma jogada. Esse valor aumenta com o nível.

Quando o personagem realiza um Effort, ele deve subtrair o Edge relevante do custo total, por exemplo:

Vellethel precisa fazer um teste de Speed. Para aumentar suas chances de sucesso ele decide aplicar um nível de Effort, o que reduzirá a dificuldade em um passo. Normalmente, o custo seria de 3 pontos do Pool de Speed, no entanto, como ele possui Edge Speed igual a 2, o custo total no Speed Pool será de 1 ponto.

Quando o  Edge alcançar 3 pontos, o personagem poderá aplicar um nível de Effort de graça, ou seja, um personagem com Speed Edge 3 poderia aplicar o primeiro nível de Effort ao custo de zero pontos. 

Além de ser utilizada para reduzir as dificuldades, o Edge pode ser utilizado para realizar efeitos especiais de alguns poderes, bem como aumentar o dano causado infligido por um ataque. Para cada nível de Effort empregado, são causados 3 pontos de dano adicionais, ou 2 pontos se o ataque for em uma área, como uma explosão.

Caso o personagem tenha um valor de 2 ou mais em Effort, ele pode aplicá-lo a múltiplos aspectos da mesma ação. Por exemplo:

Vellethel se encontra em um combate desesperador e resolve gastar Effort para sua jogada de ataque e de dano. 

O valor de Effort é dividido então entre as ações. No caso acima, caso possuísse apenas 2 níveis de Effort, Vellethel poderia usar um para reduzir em um passo a dificuldade do ataque e um para aumentar o dano causado. 

Nestes casos, apenas uma redução de Edge pode ser feita por atributo, por ação. No caso acima, como reduzir a dificuldade da jogada de ataque e aumentar o dano estão relacionados ao atributo Might, a redução do Edge se aplicaria apenas a uma das jogadas. 

Exemplo


Um personagem iniciante está lutando contra uma criatura chamada cão ruína. O personagem golpeia a criatura, que tem nível 2, com sua lança. Por ser de nível 2, o número alvo para acertar a criatura é 6. O personagem fica sobre um bloco de pedra e o MJ acredita que a tática pode reduzir a dificuldade em 1 passo, o que reduz o número alvo para 3. Atacar com uma lança é uma ação de Might; o personagem tem um Might Pool de 11 e Might Edge de 0. Antes de fazer a jogada, ele decide aplicar um nível de esf
orço  para reduzir o nível de dificuldade do ataque em 1. Isso custa 3 pontos do Might Pool, que se reduz para 8 (
como o Might Edge dele é 0, ele não subtrai nada do custo). Aplicando o Effort, a dificuldade é reduzida de 1 para 0, de forma que nenhuma jogada é necessária e o ataque acerta automaticamente.


Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.