Durante muitos anos eu me dediquei a narrar campanhas, dando pouca atenção as aventuras prontas, que as usava sim, mas como partes da campanha e sem me importar muito se os jogadores iriam até o fim, confrontar o vilão principal e sair vitoriosos levando consigo os tesouros.

Após alguns meses afastado das mesas de RPG, narrando absolutamente nada e jogando a mesma quantidade, eu me pego sentindo falta das aventuras one shot, aquelas que eu costumo chamar de aventuras para zerar.

Elas são aventuras sem compromisso, ideias, eu diria, para o meu caso, que estou sem grupo e sem perspectiva de reunir um outro grupo para iniciar uma saga, independente do sistema.

Todas as minhas tentativas de jogar via Facebook falharam, em parte principalmente porque as pessoas que eu convidava e insistia que jogassem, acabavam tendo a necessidade de uma sessão mais próxima, mesmo que por hangout, uma tecnologia que sendo muito sincero, não gostei. O contato entre os jogadores em uma mesa é insubstituível.

Acho que por agora, queria uma experiência de jogo na qual eu não tivesse que aprender mais regras, que eu não tivesse que me importar com carga narrativa. Eu quero simplesmente entrar em uma masmorra, rolar muitos dados, se possível sair com o personagem vivo e de preferência com um tesouro.


Minha mente pede isso! Meu corpo pede isso. Quero jogar, pelo simples prazer de ganhar XP matando monstros e quero fazê-lo no estilo antigo, com lápis e papel.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.