O mercado de RPG está efervescente, com inúmeras publicações aqui no Brasil e lá fora, uma boa parte delas impulsionada por projetos de Financiamento Coletivo, o que por um lado é horrível, pois o impulso consumista que move alguns jogadores de RPG nos impossibilitam de adquirir tudo de bom que aparece.

Após considerar por algumas horas, extremamente intrigado pela proposta de um novo RPG, adquiri uma cópia na DriveThruRPG do Monsters & Magic, um RPG da Mindjammer Press e escrito por Sarah Newton (Mindjammer, Legends of Anglerre, Achtung! Cthulhu).

mm_cover_1_thumb

Monsters & Magic faz parte do movimento OSR e tem como uma de suas propostas ser compatível com os antigos módulos clássicos de Dungeons & Dragons, com pouca ou nenhuma adaptação. Mas o que ele tem de diferente de outros sistemas OSR?

O sistema nasce como um filho do OSR com os jogos de RPG modernos, utilizando muita coisa que o jogador de D&D já está familiarizado, com conceitos modernos (?).

O Básico

Os personagens são criados de forma muito similar a outros hacks de Dungeons & Dragons. Os jogadores jogam seus atributos – ou distribuem um valor fixo – escolhem uma raça e uma classe.

Todos os personagens possuem dois tipos de pontos de vida – pontos de vida físicos pontos de vida mentais – que são usados para medir a resiliência dos personagens em conflitos físicos e mentais. O sistema ainda usa a progressão por níveis – afinal, se a proposta é ser OSR… 

O mecânica utilizada é chamada de Mecanismo de Efeito, desenvolvido a partir de um sistema de testes de ações. Estes testes são jogadas de 3d6 (ele não usa d20), modificado por um bônus ou penalidade derivado dos valores de atributos – e talvez o nível do personagem – comparado com uma resistência, que pode ser um valor estático (CA) ou um valor também obtido a partir de uma jogada de 3d6. Se o valor obtido for maior ou igual a resistência, a jogada é bem sucedida.

Esta mecânica utiliza traits ou características, que são uma única palavra ou uma frase curta que descreve parte da personalidade do personagem, variando de habilidades, treino e aptidões a crenças, medos, inclinações e talentos naturais (como visão no escuro, por exemplo). Sempre que o personagem realizar uma ação apoiada por um de seus traitsele ganha bônus para realizar a ação.

Os testes possuem margens de sucesso, que são denominados pontos de efeito, podendo ser negativos, fornecendo pontos de consequências. Os pontos de efeito são utilizados para comprar efeitos, determinando assim o que o sucesso significa. Quanto maior o efeito, maior o custo, podendo ser menores, maiores e extremos.

Um personagem pode sofrer uma consequência devido a efeitos causados por oponentes, ou devido a margem de falha em testes. As consequências também podem ser  menoresmaiores e extremas. Por exemplo, uma consequência menor poderia significar a perda de equilíbrio, enquanto uma consequência maior ou extrema poderia significar que um aliado é atingido pelo seu golpe.

O sistema ainda usa Pontos Heroicos, que são utilizados para intervir in character ou out of character em situações do jogo.

A proposta do jogo me interessou muito, principalmente por ter uma mescla de velho e novo e por ter alguns elementos que me interessaram em alguns RPGs e que tenho visto sendo ensaiados no D&D Next, mas sem a profundidade de um time que já vem trabalhando com títulos Indie a algum tempo.

Em breve, falo mais dele por aqui, mas se liguem também no Pontos de Experiência, pois o Diogo Nogueira já avisou que comprou e ele é um dos mais fervorosos fãs de OSR que conheço.

O pdf do Monsters & Magic está sendo vendido na DriveThruRPG por $9,99 e a autora é participante ativa da comunidade do Monsters & Magic RPG no Google+.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.