Durante o 4º Trampolim no Habib’s, mestrei uma sessão de apresentação do Dungeon World, RPG que está em pré-venda no site da Secular Games.

Como sempre, eu não havia preparado nada, deixando para que os jogadores participassem de toda a criação e é claro, me surpreendessem.

Três jogadores se apresentaram, um dos quais não tinha nem ouvido falar do Dungeon World. Um deles estava participando da pré-venda do jogo e outro ainda estava decidindo se comprava ou não, em comum todos compartilhavam o fato de não terem jogado ainda o DW.

Participaram da mesa o Stwdart [clérigo], Wando [bárbaro] e o Caio [druida].

Perguntei a eles em que tipo de mundo eles gostavam de jogar e logo apareceu um Dark Sun. Como havia um clérigo no grupo e eu sou mais conservador com o cenário, decidi que um deserto lembraria bem Dark Sun, não sendo necessariamente ele, então os personagens estariam no deserto, mas fazendo o que?

O clérigo fora enviado em busca de uma relíquia de sua fé, perdida em um antigo templo no deserto. Enquanto passava em uma cidade, ele foi agredido e o bárbaro e o druida o ajudaram. Conversando, o clérigo os convenceu a segui-lo e protegê-lo em sua busca.

Algumas das ideias acima também foram puxadas dos vínculos dos personagens.

O bárbaro fazia parte de uma tribo que foi dizimada. Graças a sua ligação com a floresta, o druida percebeu quando a tribo bárbara foi dizimada e foi até o local, encontrando um sobrevivente. Desde então andaram juntos.

Mais informações dos vínculos ajudaram os jogadores a determinar essas relações.

O jogo começou com os personagens no deserto, chegando a um oásis, próximo do templo perdido. No local eles são atacados por homens lagarto e conseguem prevalecer.

Em seguida, procuram pela entrada no templo e encontraram, gastando algumas horas cavando até que entraram. Dentro do templo encontram livros, com um mapa, que o jogador que interpreta o clérigo diz ser uma planta baixa do prédio, mostrando um local tracejado, que pode ser uma passagem secreta embaixo do altar.

Deixei que os jogadores inventassem tudo e dei um ponto de experiência ao clérigo por ele ter criado algo verossímil para a situação, sem forçar a barra.

Quando perguntei qual era a relíquia, o jogador que interpretava o clérigo disse que poderia ser um pergaminho, no qual estava escrito a primeira oração feita pelo culto, diretamente ensinada pela divindade. Delirei quando ele disse isso, mas não lhe dei outro ponto de experiência.

Os personagens desceram até as catacumbas, onde encontram 13 sarcófagos dispostos em cruz e o bárbaro começa a procurar em vários deles, profanando-os. Logo, vários mortos-vivos se levantam e atacam a todos, que lutam desesperadamente.

Quando eles percebem que somente o sarcófago do meio não havia sido aberto, o bárbaro foi até lá e após alguns momentos dramáticos conseguiu tomar um pergaminho das mãos de um sacerdote esqueleto, e lendo-o fez todos os mortos-vivos descansarem finalmente em paz.

Ao ler o pergaminho, o clérigo resolve seu vínculo com o bárbaro, que seria de levá-lo para a sua fé.

Este foi uma excelente sessão de demonstração do Dungeon World, sem preparação e que me surpreendeu muito no decorrer e no final.

Espero ter a oportunidade de jogar Dungeon World novamente, e com as fichas traduzidas pelo Mestre das Antigas. Ótimo trabalho.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.