Em 2009 a Wizards of the Coast lançou o Dungeon Delve, suplemento para Dungeons & Dragons 4E.

O livro apresenta 30 dungeons, cada uma com três encontros, para cada nível de jogo e durante algum tempo foi o meu suplemento favorito, principalmente quando eu não tinha tempo de preparar os encontros. Era só abrir o livro na dungeon adequada ao nível do grupo e pronto, tínhamos o combate da noite.

O livro sugere quatro formas de usá-lo:

1. Use-o em uma campanha existente

A forma como eu o usava. Poderia ser planejado, uma série de acontecimentos que levavam àquela dungeon em específico, ou simplesmente aleatório. Um ponto interessante é que é possível substituir rapidamente as criaturas da dungeon por outras que se adequem melhor.

Os elementos da estória presentes em cada uma das dungeons podem ser usadas e/ou modificadas para se ajustarem melhor a sua campanha.

2. Experimentando como é ser um mestre de jogo

Os encontros estão prontos, cada um deles envolve um plot e pronto. Você tem mini-cenários que podem ser usados para treinar um mestre de jogo.

3. Transforme os encontros em algo mais competitivo

Eu particularmente gosto dessa abordagem. Pegue um dos encontros, coloque personagens de nível apropriado e jogue contra eles. Deixe que eles bolem suas táticas, que usem seus poderes. Não trapaceie, mas não dê moleza. São os monstros do mestre contra os personagens dos jogadores e que vençam os melhores.

Dungeon Delve 3

4. Use uma sessão para dar uma folga ao mestre

Considero esta uma variação da 2ª. Use uma dungeon para dar uma folga ao mestre, fazendo uma espécie de rodízio entre os jogadores. Essa experiência também poderá ser usada para testar alguns elementos que o mestre queira introduzir no jogo, mas que não queira fazê-lo na campanha principal para não atrapalhar.

Mestre vs Personagens

Os elementos táticos e o equilíbrio entre as classes e as regras do D&D 4E permitem que possamos jogar uma versão mais hard do Dungeons & Dragons, com o mestre esforçando-se para derrotar o grupo e este tentando sobrepujar o desafio que se apresenta.

Neste aspecto, o Dungeon Delve cai como uma luva. Os encontros já estão prontos e equilibrados, não há necessidade em preocupar-se com elementos da estória que interferirão na campanha. Os personagens não são a estrela, eles se tornarão a estrela se conseguirem sobrepujar os desafios.

Vou tentar rolar alguns delves de forma despretensiosa, e me divertir muito, afinal, este e o propósito.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.