Explorando o Dungeon Delve

Publicado por

Em 2009 a Wizards of the Coast lançou o Dungeon Delve, suplemento para Dungeons & Dragons 4E.

O livro apresenta 30 dungeons, cada uma com três encontros, para cada nível de jogo e durante algum tempo foi o meu suplemento favorito, principalmente quando eu não tinha tempo de preparar os encontros. Era só abrir o livro na dungeon adequada ao nível do grupo e pronto, tínhamos o combate da noite.

O livro sugere quatro formas de usá-lo:

1. Use-o em uma campanha existente

A forma como eu o usava. Poderia ser planejado, uma série de acontecimentos que levavam àquela dungeon em específico, ou simplesmente aleatório. Um ponto interessante é que é possível substituir rapidamente as criaturas da dungeon por outras que se adequem melhor.

Os elementos da estória presentes em cada uma das dungeons podem ser usadas e/ou modificadas para se ajustarem melhor a sua campanha.

2. Experimentando como é ser um mestre de jogo

Os encontros estão prontos, cada um deles envolve um plot e pronto. Você tem mini-cenários que podem ser usados para treinar um mestre de jogo.

3. Transforme os encontros em algo mais competitivo

Eu particularmente gosto dessa abordagem. Pegue um dos encontros, coloque personagens de nível apropriado e jogue contra eles. Deixe que eles bolem suas táticas, que usem seus poderes. Não trapaceie, mas não dê moleza. São os monstros do mestre contra os personagens dos jogadores e que vençam os melhores.

Dungeon Delve 3

4. Use uma sessão para dar uma folga ao mestre

Considero esta uma variação da 2ª. Use uma dungeon para dar uma folga ao mestre, fazendo uma espécie de rodízio entre os jogadores. Essa experiência também poderá ser usada para testar alguns elementos que o mestre queira introduzir no jogo, mas que não queira fazê-lo na campanha principal para não atrapalhar.

Mestre vs Personagens

Os elementos táticos e o equilíbrio entre as classes e as regras do D&D 4E permitem que possamos jogar uma versão mais hard do Dungeons & Dragons, com o mestre esforçando-se para derrotar o grupo e este tentando sobrepujar o desafio que se apresenta.

Neste aspecto, o Dungeon Delve cai como uma luva. Os encontros já estão prontos e equilibrados, não há necessidade em preocupar-se com elementos da estória que interferirão na campanha. Os personagens não são a estrela, eles se tornarão a estrela se conseguirem sobrepujar os desafios.

Vou tentar rolar alguns delves de forma despretensiosa, e me divertir muito, afinal, este e o propósito.

Um comentário

  1. O Dungeon Delve pra mim sempre foi o Salva Sessão naquelas semanas em que eu não tive tempo suficiente para preparar algo mais complexo. E um dos melhores tipos de suplementos. Deviam ter lançado uns 5 desses. o/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s