Experience Points: Experience points are awarded to players by the referee with appropriate bonuses or penalties for prime requisit scores. As characters meet monsters in mortal combat and defeat them, and when they obtain various forms of treasure (money, gems, jewelry, magical items, etc.), they gain “experience”.
Dungeons & Dragons, 1974

Considerando o texto acima, retirado na íntegra do Dungeons & Dragons, escrito por Gygax e Arneson em 1974, me perguntava a razão pela qual considerar tesouros como fonte de experiência, já que eles também tem um outro propósito em jogo, principalmente após considerar diversos outros sistemas que lidam de formas diferenciadas com a evolução dos personagens.

No Dungons & Dragons Player’s Manual, escrito por Frank Mentzer em 1983, temos a seguinte passagem, que achei muito interessante:

(…) For the treasure you found, you get 200 XP (one experience point por gold piece value). For killing monsters, you get 30 more. That adds up to 230 XP, but it’s not your total. (…)

(…) Did you notice that you get a lot of experience for treasure, and not much for killing monsters? It’s better to avoid killing, if you can, by tricking monsters or using magic to calm them down.

Então, em 2009, James Raggi, criador do Lamentations of the Flame Princess (LotFP), escreveu em seu blog o artigo intitulado XP for Treasure, muito elucidativo para as minhas dúvidas, que me fez pensar até mesmo no sistema de experiência como um todo, mas considerando apenas o tesouro como XP:

(…) if the goal of the game is to explore and get the loot, then XP for treasure makes perfect sense. (…)

Então, faz sentido oferecer pontos de experiência por tesouro quando o foco do jogo é explorar e pilhar e quando não se recomenda lutas desnecessárias com monstros, que na verdade são obstáculos que os personagens precisam sobrepujar para atingir seu objetivo, que são os tesouros.

Smaug and Bilbo grande

Mas em jogo existem muitas formas de conseguir tesouros, que muitas vezes vem na forma de moedas de ouro, então toda e qualquer moeda de ouro ganha de qualquer forma, conta para os propósitos de ganho de experiência? Não no LotFP, que considera apenas duas formas de ganhar experiência através de tesouros:

1. Todos os objetos valiosos recuperados de áreas não civilizadas ou abandonadas

Estes tesouros podem, normalmente, assumir a forma de uma estátua que precisa ser carregada grandes distâncias, com hordas de criaturas em seu encalço. Baús de tesouros e mesmo o ouro pilhado dos bolsos de algum cadáver encontrado no local onde se passa a aventura.

Tenho certeza que Bilbo ganhou pelo menos um nível quando levou o Um Anel para o conforto de sua vila, bem como mais uma boa quantidade de experiência devido a adaga élfica.

2. Tesouro pilhado de criaturas que não fazem uso dele

Se durante suas aventuras, você tentar roubar o ouro de um mercador, que faz uso deste tesouro, nenhuma moeda de ouro [ou prata no caso do LotFP] será convertida em experiência, uma vez que ele faz uso deste tesouro, o que não é bem verdade no caso do tesouro de um dragão.

Bilbo certamente se fartou no tesouro de Smaug, ganhando pelo menos um nível com ele.

Agora eu entendo…

Agora entendo o motivo pelo qual o ouro, ou tesouros, podem ser convertidos em experiência em sistemas como Dungeons & Dragons em sua primeira edição.

A partir do Advanced Dungeons & Dragons, o sistema de experiência começa a refletir mudanças nos objetivos do jogo, com premiações diferenciadas por classes, bem como uma maior quantidade de experiência fornecida por derrotar monstros.

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.