Alguns mestres, quando iniciam uma nova campanha ou mesmo uma pequena série de aventuras, costumam solicitar de seus jogadores históricos de seus personagens. Alguns jogadores empolgam-se na criação de seus históricos, mas ficam extremamente frustrados quando percebem que nada do que escrevera foi aproveitado pelo mestre no desenvolvimento da aventura.

Embora possa estar engando, foi o Storyteller que popularizou o famoso background do personagem, que algumas vezes consistia de uma descrição detalhada da personagem e de sua história ao longo dos séculos de existência como vampiro. O background era um pré-requisito para entrar em alguns projetos, como o By Night e os elementos ali contidos ainda estavam sujeitos a aprovação dos membros do alto conselho, afinal, não poderiam haver elementos que ferissem o canon.

Em pouco tempo, muitos mestres, nos mais diversos sistemas, começaram a também exigir um histórico para seus personagens, uma perda de tempo que logo cansava os jogadores. E os mestres, quando não podiam forçar a criação de tal histórico, costumava subornar o jogador em troca de pontos de experiência [sei disso por que já fiz isso] e como aquilo era desgastante, tanto para o mestre quanto para os jogadores…

…mas poderia ser diferente

Sempre pode ser diferente, principalmente se o mestre caísse na real e não utilizasse o histórico como uma fonte de informações prévias do personagem que normalmente jamais seriam utilizadas na mesa de jogo. Era como se o mestre quisesse conhecer seu personagem antes, mas depois que conhecesse, tudo seria diferente.

Se o mestre deseja um histórico de personagem, deve explorá-lo imediatamente, assim que o jogo começa e continuar a explorá-lo sempre. Se o jogador se deu ao trabalho de criá-lo, nem que seja em sinal de respeito, estes elementos precisam vir a tona nos jogos.

históricos dinâmicos

Os históricos podem vir de forma dinâmica, na forma de flashbacks, como os explorados em 3:16 por exemplo. Em uma determinada cena o personagem pode lembrar-se de um fato de seu passado, talvez alguma informação que lhe seja útil naquele momento ou a lembrança de um confronto anterior com uma criatura semelhante, tudo isso ocorrido antes do jogo realmente começar.

A coletânea destas informações ajudam a desenvolver o histórico prévio do personagem durante o jogo, de uma forma mais natural e menos forçada.

trajetórias de vida

Sistemas como o Burning Wheel, com suas trajetórias de vida ou life paths [se tiverem tradução melhor deixem nos comentários], ajudam a montar o histórico do personagem durante a criação deste. O jogador apenas vai adicionando alguns elementos para preencher algumas lacunas, que neste sistema, serão usadas, sem sombra de dúvida.

as 1001 perguntinhas

Eu considero as 1001 perguntinhas a pior forma de criar um background. Simplesmente horrível. [sem mais]

se não pretender usar, não peça

Se você como mestre não pretende usar as informações do histórico do personagem em jogo, não peça que os jogadores se deem ao trabalho de criar um. Se você como jogador desconfiar que seu mestre não vai usar as informações de seu histórico de 12 páginas na aventura, questione-o sobre a necessidade de dedicar tanto tempo à criação de algo inútil.

Não gaste energia em algo desnecessário. Fica a dica!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.