Final de semana passada eu havia marcado uma sessão de Dungeons & Dragons 4E, como todos os jogadores haviam instado meses antes, mas um temporal supostamente impediu que um dos jogadores saísse do conforto de seu lar para juntar-se aos demais. Cinco aventureiros no total.

dnd-logo

Eu teria começado a sessão com quatro jogadores sem nenhum problema, mas a criatura que faltou não havia terminado de preparar a ficha de um de seus irmãos que estava presente, de forma que um deles ficaria de fora e não achei justa a situação. Levante-me e fui ao armário, ver se ainda tinha algumas fichas não preenchidas disponíveis.

Voltei para a mesa e fui fazendo a correspondência:

Guerreiro (D&D4E) para guerreiro;

Paladino (D&D4E) para paladino;

Ladrão (D&D4E) para ladrão;

Feiticeiro (D&D4E) para mago! Não tínhamos uma classe feiticeiro, mas o mago serviria.

Distribuí rapidamente os pontos entre os atributos, marquei algumas caixas de opções e caímos direto dentro da ação, uma vez que na sessão anterior, praticamente sem fichas, paramos no início de um combate.

Substitui uns monstros, sem mexer em nada de suas estatísticas e mandei ver. Combate rápido, cinematográfico e muito divertido.

O mago lançou seus dardos místicas, enquanto o guerreiro avançada quase ao mesmo tempo. Quando os dardos místicos explodiram na criatura, a espada do guerreiro já descia. A criatura desfez-se em uma bola de fogo que atingiu o guerreiro em cheio.

Embora alguns jogadores tivessem estranhado aquela história de jogo sem iniciativa, jogar 2d6 e somar com o modificador dos atributos e do mestre não jogar dados, algumas vezes jogar o dano sem uma jogada de ataque por ter surpreendido os monstros ao usar uma tática inteligente, confesso que me diverti muito.

Você ouve os passos de algumas criaturas claudicando próximas e o arrastar de aço contra a pedra. Quando vai até a esquina, pode perceber a silhueta de cinco criaturas, cada uma carregando espada e escudo e nenhuma delas aparentando estar viva.

Cambalhotas, magias, acertos e erros em um combate que poderia ter durado horas usando o sistema original pretendido, foram resolvidas em pouco tempo e com muito mais emoção usando este sistema que estava na gaveta. Sei que o tradicionalismo deles não me permitirá continuar a campanha usando este sistema maravilhoso, mas tudo bem! Eu me diverti e tenho certeza que eles também, talvez não na mesma proporção.

Depois do combate os personagens entraram na merda, literalmente, e o ladrão conseguiu capturar o responsável por levantar os demônios mortos-vivos, um homem que parecia atormentado com o que fizera, principalmente por não ser aquele o seu objetivo.

E esta é a história de como uma sessão de Dungeons & Dragons 4E se transformou em uma excitante sessão de Dungeon World.

dungeon world

E vocês? Já planejaram uma sessão de um jogo e por algum motivo acabaram jogando algo completamente diferente? Compartilhem suas experiências. Deixe um comentário.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.