Saudações leitores do ForjaRPG.

Recentemente andei mestrando para um jogador e falei um pouco sobre o assunto aqui no blog. Depois que escrevi o artigo, a mente parece captar com mais facilidade as luzes que brilham ao seu lado e em pouco tempo consegui observar algumas aventuras designadas especificamente para um mestre e um jogador. Elas fazem parte da série HHQ ou Head to Head Quest para AD&D 2ª edição, muito embora sejam frutos de iniciativas dos anos 1980, quando a TSR lançou três aventuras focadas em apenas um personagem: The Gem and the Staff (Ladrão nível 8 – 1983); Blade of Vengeance (Elfo nível 7 – 1984) e Eye of the Serpent (Ranger, Druida ou Monge nível 1 – 1984).

A série traz duas aventuras para cada uma das classes básicas: guerreiro, mago, ladrão e clérigo, tendo sido escritas entre 1992 e 1995, sendo designadas para personagens de níveis 2 a 6, podendo ser jogadas por personagens de nível 1.

As duas primeiras aventuras HHQ1: Fighter’s Challenge e HHQ2: Wizard’s Challenge estão disponíveis em formato .PDF no dndclassics por U$4,99.

Sem muita dificuldade é possível adaptar as aventuras para outros sistemas ou versões do D&D, sendo uma boa pedida para testar o D&D Next caso você não disponha de um grupo grande.

HHQ 1: Figther’s Challenge

O módulo apresenta uma pequena campanha que se passa ao redor da vila de Sturnheim, que é apresentada no primeiro capítulo do livro e serve como base de apoio para o personagem.

No sistema clássico de aventuras, a vila de Sturnheim, poderia ser a vila natal do personagem e estes poderiam ser os primeiros passos que ele daria em sua carreira de aventureiro.

O segundo capítulo detalha a área entre Sturhheim e uma torre arruinada, onde a aventura propriamente dita se passará.

Fighter's Challenge

Nos capítulos 3 a 5 são descritas a torre propriamente dita, o seu subterrâneo (se é aventura de D&D tem que ter dungeon) e características variadas.

O último capítulo do livro apresenta vários subplots que não são imprescindíveis para a conclusão da aventura, mas podem ajudar o personagem com itens, aliados ou pistas que deixarão a aventura muito mais fácil.

HHQ2: Wizard’s Challenge

A segunda aventura da série HHQ é uma aventura de mistério e investigação que foca mais em conflitos sociais e resolução de problemas do que em combate.

Cada um no seu quadrado.
– Provérbio D&D 4E

Nesta aventura o mestre e o jogador são aconselhados a conversar MUITO, pois as pistas vão aparecendo a medida que o personagem interage com os NPCs.

Wizard's Challenge

O plot da aventura, embora simples, é bem interessante e tem um gostinho de Ravenloft, podendo ser expandido para uma campanha com uma quantidade maior de personagens.

Vale e pena?

Pelo preço acessível e a oportunidade de destrinchar a estrutura de uma aventura para apenas um jogador, eu aconselho a aquisição das aventuras já disponíveis.

Para quem ainda joga AD&D 2ª Edição também é uma excelente pedida.

Como eu disse anteriormente, adaptar a aventura para qualquer outro sistema é possível e muito fácil.

Se algum dos leitores já tem essas aventuras, já mestrou ou jogou alguma vez ou vai adquiri-la, compartilhe conosco as suas impressões.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.