Série: Desafios das Classes

Publicado por

Saudações leitores do ForjaRPG.

Recentemente andei mestrando para um jogador e falei um pouco sobre o assunto aqui no blog. Depois que escrevi o artigo, a mente parece captar com mais facilidade as luzes que brilham ao seu lado e em pouco tempo consegui observar algumas aventuras designadas especificamente para um mestre e um jogador. Elas fazem parte da série HHQ ou Head to Head Quest para AD&D 2ª edição, muito embora sejam frutos de iniciativas dos anos 1980, quando a TSR lançou três aventuras focadas em apenas um personagem: The Gem and the Staff (Ladrão nível 8 – 1983); Blade of Vengeance (Elfo nível 7 – 1984) e Eye of the Serpent (Ranger, Druida ou Monge nível 1 – 1984).

A série traz duas aventuras para cada uma das classes básicas: guerreiro, mago, ladrão e clérigo, tendo sido escritas entre 1992 e 1995, sendo designadas para personagens de níveis 2 a 6, podendo ser jogadas por personagens de nível 1.

As duas primeiras aventuras HHQ1: Fighter’s Challenge e HHQ2: Wizard’s Challenge estão disponíveis em formato .PDF no dndclassics por U$4,99.

Sem muita dificuldade é possível adaptar as aventuras para outros sistemas ou versões do D&D, sendo uma boa pedida para testar o D&D Next caso você não disponha de um grupo grande.

HHQ 1: Figther’s Challenge

O módulo apresenta uma pequena campanha que se passa ao redor da vila de Sturnheim, que é apresentada no primeiro capítulo do livro e serve como base de apoio para o personagem.

No sistema clássico de aventuras, a vila de Sturnheim, poderia ser a vila natal do personagem e estes poderiam ser os primeiros passos que ele daria em sua carreira de aventureiro.

O segundo capítulo detalha a área entre Sturhheim e uma torre arruinada, onde a aventura propriamente dita se passará.

Fighter's Challenge

Nos capítulos 3 a 5 são descritas a torre propriamente dita, o seu subterrâneo (se é aventura de D&D tem que ter dungeon) e características variadas.

O último capítulo do livro apresenta vários subplots que não são imprescindíveis para a conclusão da aventura, mas podem ajudar o personagem com itens, aliados ou pistas que deixarão a aventura muito mais fácil.

HHQ2: Wizard’s Challenge

A segunda aventura da série HHQ é uma aventura de mistério e investigação que foca mais em conflitos sociais e resolução de problemas do que em combate.

Cada um no seu quadrado.
– Provérbio D&D 4E

Nesta aventura o mestre e o jogador são aconselhados a conversar MUITO, pois as pistas vão aparecendo a medida que o personagem interage com os NPCs.

Wizard's Challenge

O plot da aventura, embora simples, é bem interessante e tem um gostinho de Ravenloft, podendo ser expandido para uma campanha com uma quantidade maior de personagens.

Vale e pena?

Pelo preço acessível e a oportunidade de destrinchar a estrutura de uma aventura para apenas um jogador, eu aconselho a aquisição das aventuras já disponíveis.

Para quem ainda joga AD&D 2ª Edição também é uma excelente pedida.

Como eu disse anteriormente, adaptar a aventura para qualquer outro sistema é possível e muito fácil.

Se algum dos leitores já tem essas aventuras, já mestrou ou jogou alguma vez ou vai adquiri-la, compartilhe conosco as suas impressões.

8 comentários

  1. Aventuras para 1 só jogador são perfeitas para mim, que encontro 3~4 pessoas que dizem estar dispostas a jogar e, na hora, só aparece 1 pessoa para jogar. Acho que vou atrás para ver se volto a jogar xP

    Curtir

  2. Eu lembro que eu já dei uma olhada no Blade of Vengeance, se não me engano foi publicado pela TSR inglesa, que era praticamente uma empresa separada da americana. Pareceu interessante, mas não li muito.Os que você mencionou são bem competitivos, e eram usados em eventos, em “campeonatos de RPG”, se isso faz algum sentido. Tenho eles aqui em formato eletrônico mas não cheguei a ler ainda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s